Você sabia que a romã ajuda a manter a saúde da pele?

14

Conhecida mundialmente por seus efeitos curativos, especialmente em casos de inflamação na garganta e nas articulações, a romã é uma fruta exótica, nativa da Ásia, que foi trazida ao Brasil pelos portugueses ainda na época da colonização.

A romã é uma fruta que contém compostos funcionais como flavonoides, quercetina e ácido elágico, que são antioxidantes que podem ajudar a prevenir o Alzheimer e alguns tipos de câncer, e a controlar a pressão alta, além de ter efeito anti-inflamatório e antisséptico, ajudando a aliviar a dor de garganta, por exemplo.

Além disso, a romã pode ser também incluída em dietas para emagrecer, já que tem poucas calorias e é rica em fibras, aumentando a sensação de saciedade e, assim, o consumo de alimentos.
A romã é uma fruta levemente doce e as sementes podem ser consumidas ao natural ou usadas para fazer sucos, saladas e iogurtes. Já as cascas, folhas e caule da fruta podem ser usadas para fazer chás. Já o extrato da casca e o óleo concentrado das sementes da romã podem ser indicados para prevenir o envelhecimento precoce e melhorar o sistema imunológico.

É rica em elagitaninos, antocianinas e catequinas, que são antioxidantes e estão presentes na semente, casca e suco da fruta. Estes compostos têm ação antioxidantes e anti inflamatórias, que protegem a pele contra os raios ultravioletas do sol, prevenindo o câncer de pele.

Os compostos da fruta evitam o envelhecimento precoce e ainda promovem na pele uma ação adstringente, que é de secar, e antisséptica, ajudando no tratamento de peles mistas, oleosas e com acne.

Como fazer o chá?
Ingredientes
1 xícara de água;
10g de casca da fruta.
Modo de preparo
Ferva 1 xícara de água em uma panela;
Adicione 10 gramas da casca, desligue o fogo e abafe a panela até 15 minutos;
Coe o chá, sirva e beba morno.

Reprodução

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui