Unidade de Atendimento Intermediário (UAI) inicia atendimentos nesta segunda-feira (21/02)

677

Como parte da nova configuração da rede de assistência em saúde de Manhuaçu, começou a funcionar nesta segunda-feira (21/02) a Unidade de Apoio Intermediário (UAI) de Manhuaçu, na antiga sede da Secretaria de Saúde (Rua Melin Abi-Ackel, nº 600, Todos os Santos). A UAI é uma unidade ambulatorial 24 horas, exclusiva para pacientes residentes de Manhuaçu.

A criação dessa nova unidade de saúde, surgiu da necessidade de dar apoio aos atendimentos da unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e também pelo fato do Hospital César Leite a partir de hoje (21/02) estar responsável pelo atendimento de urgências e emergências do município e da região, como explica a Secretária de Saúde, Ana Lígia de Assis Garcia. “O serviço da Unidade de Atendimento Intermediário, a Uai, é para todos os moradores de Manhuaçu. Se você tem uma dor de cabeça, uma diarreia, vômito, hipertensão ou diabetes descompensada, é aqui que você deve vir. Agora nós contamos com o Hospital César Leite, como porta de entrada da urgência e emergência. Isso é um projeto do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, que é a montagem da rede de urgência e emergência. Tem vários componentes e um deles é essa ideia do hospital ser porta de entrada para aquilo que ele é vocacionado. O Hospital César Leite já têm habilitações como o centro de trauma, está pleiteando o centro de AVC, já é para rede materno-infantil, então todos os casos que são de maior complexidade deverão ser atendidos pelo Hospital César Leite.”

Essa nova configuração é mais um passo na melhoria da saúde do município, que será melhor atendida, segundo a Prefeita Imaculada. “Hoje a emergência vai ficar com o Hospital César Leite, que é aonde tem que ficar, nunca deveria ter saído. A melhor coisa que está acontecendo para o município é essa mudança, porque a emergência fica com o Hospital César Leite e nós vamos fazer o intermediário, que é aquilo que não é grave, dar um suporte a nossa atenção primária, as nossas UBS. Neste primeiro momento é complicado, é difícil até as pessoas entenderem, mas nós estamos percebendo que valeu a pena e a população de Manhuaçu vai ficar muito bem assistida”. 

Um dos primeiros atendidos na nova unidade, o senhor Eduardo Carlazan, que acompanhava a sua sobrinha, diz que a UAI vem para agregar na saúde de Manhuaçu. “Fomos muito bem recebidos, mesmo que ainda estejam acabando de organizar, fomos bem atendidos. Espero que seja um ponto positivo para a população. Andei pouco por aqui, mas achei as instalações bem melhores que as do Hospital Municipal”.

Reformas
Neste primeiro momento o local foi adaptado para receber a UAI, mas ainda passará por uma modernização e ampla reforma, como conta o Secretário de Planejamento, Carlos Augusto Bonifácio Pires Filho. “Para nós é um motivo de muita alegria estar aqui. porque é um marco, é um ponto importante na saúde Manhuaçu. É o momento que a gente retoma a uma edificação que é da população, que já é da prefeitura, nós estamos voltando para nossa casa, que foi projetada para ser da saúde. Hoje a gente vai ocupar uma parte dessa edificação que foi adaptada para receber a UAI, no futuro nosso planejamento, com projeto já desenvolvido, nós estaremos colocando nessa mesma edificação a UAI e a UAR, nós faremos uma reforma completa, modernizando, entregando para população uma edificação que será totalmente voltada para saúde”.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui