Por ser rico em potássio, o palmito, principalmente na forma fresca, promove o relaxamento das artérias, facilitando a circulação do sangue e ajudando a prevenir a pressão alta. Além disso, o potássio presente no palmito também favorece a eliminação do excesso de sódio do sangue pela urina.
O palmito é um vegetal que fornece alguns benefícios para a saúde como favorecer o emagrecimento, evitar a osteoporose, fortalecer os cabelos e ajudar na recuperação muscular. Tem baixo teor de gorduras e carboidratos, diminuindo as calorias da dieta e favorecendo, assim, o emagrecimento.
Por conter potássio, um mineral necessário para o bom funcionamento do músculo, o palmito melhora o rendimento e ajuda na recuperação muscular após o exercício físico, evitando cãibras.
Além disso, o potássio também é importante para manter os músculos, pois esse mineral diminui a acidez do organismo, evitando a perda de massa muscular. Esses benefícios são possíveis devido ao fato de o palmito conter ótimas quantidades de fibras, potássio e zinco, nutrientes com propriedades sacietogênicas, hipotensivas e estruturais.
É obtido do caule de algumas palmeiras, como juçara, açaí, bananeira ou pupunha. Esse vegetal é comercializado na forma fresca e também é encontrado em forma de conserva, sendo consumido sozinho ou usado em preparações como tortas, risotos, cremes, sopas, saladas e macarrão de palmito.
O potássio, presente em boas quantidades no palmito, é um mineral que neutraliza o excesso de ácido no organismo, diminuindo a perda de cálcio e evitando, assim, o desenvolvimento da osteoporose. Pode ser consumido cozido, sozinho ou usado em preparações como tortas, saladas, risoto, cremes, sopas, pastéis, empadão, moqueca e macarrão.