Rede de Urgência e emergência do Norte de Minas faz aula inaugural de curso de residência médica. Com o objetivo de desenvolver o campo do conhecimento e de subsidiar a formação de mão-de-obra especializada, a Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas realiza a primeira Residência Médica de Urgência e Emergência do Estado de Minas Gerais. A aula inaugural será realizada em Montes Claros, nesta terça-feira (26), e será ministrada pelo secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, durante o seminário que marca o lançamento do curso.
A residência será realizada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), e coordenado pela Unimontes, em parceria com Hospital Aroldo Tourinho e Santa Casa de Caridade de Montes Claros. A duração é de três anos.
Segundo o coordenador Antônio Marinho Cedrim, somente duas cidades brasileiras oferecem a residência médica nesta especialidade: Porto Alegre e Fortaleza. “O Norte de Minas está em um estágio avançado no atendimento a urgências e emergências, graças à organização da Rede, e é preciso aprimorar a capacidade dos profissionais envolvidos no atendimento e ampliar a eficiência dos diagnósticos, reduzindo, assim, os gastos com internações e procedimentos desnecessários”, justifica o médico.
Segundo Antônio Cedrim, os residentes irão estagiar no Samu Macro Norte e nos hospitais de referência da região, para que conheçam a gestão pré-hospitalar e hospitalar. “Todos sairão ganhando com essa parceria: pacientes, Samu, hospitais e residentes”, completa o médico.
O seminário de lançamento da residência reunirá as maiores autoridades no assunto, contando, inclusive, com a participação do presidente da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramed), Frederico Carlos de Souza Arnoud, um dos fundadores da Residência Médica de Urgência e Emergência do Ceará, compartilhando a experiência estrutural da Rede do Norte de Minas com o ensino-aprendizagem de atividades referenciais de operação administrativa de socorro de emergência.
Agência Minas
Postado por Marta Aguiar