Cerca de 70 mil doentes renais atendidos pelo SUS podem ser beneficiados.
Ministério realizou estudo técnico antes de definir reajuste.
O Ministério da Saúde anunciou investimentos de R$ 200 milhões para os serviços de hemodiálise. O valor deve ser liberado depois da publicação de uma portaria, na semana que vem. Deve haver reajuste de 7,5% no valor das sessões de hemodiálise e a ampliação da oferta de serviços na rede pública. De acordo com o governo Federal, cerca de 70 mil doentes renais atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) serão beneficiados.
O índice do reajuste foi definido depois de negociações com entidades representativas do setor e após estudo técnico realizado pelo ministério. Foram feitas consultas a clínicas que estão habilitadas para oferecer serviços de hemodiálise por meio do SUS. Por meio de questionário, os profissionais avaliaram aspectos gerais dos serviços (como tamanho, localidade, instalações e equipamentos) e o custo com recursos humanos. O aumento será aplicado em quatro procedimentos.
Esse levantamento faz parte de um grande estudo sobre o setor, que deve ser concluído até o fim do ano.
O ministério informa que, em 2009, investiu R$ 1,6 bilhão nos serviços de hemodiálise pelo SUS — o que significa acréscimo de 141% em relação a 2001. A rede pública conta com cerca de 630 serviços habilitados para o atendimento a doentes renais, em todos os estados e no Distrito Federal.