Hemominas retifica prazo para doação de sangue após vacinação

249
Os candidatos devem aguardar um prazo de 48 horas após a vacinação para doarem sangue

A Fundação Hemominas, acatando a orientação do Ministério da Saúde, informa que alterou o prazo para os cidadãos que foram imunizados com a vacina trivalente – que protege contra três vírus diferentes, incluindo gripe sazonal e Influenza A H1N1 – doarem sangue. Os candidatos devem aguardar um prazo de 48 horas após a vacinação para doarem sangue, e não quatro semanas, como informado anteriormente. A Hemominas solicita aos candidatos que façam a sua doação antes de se vacinarem.

Segundo a Portaria 1.353/2011 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas. Jovens com 16 e 17 anos, somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site www.hemominas.mg.gov.br.

A idade máxima para a primeira doação de sangue é 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 67 anos.

Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue acessar http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/condicoes_doacao ou ligar para o 155.

Para os jovens, principalmente, o hotsite www.projetonaveia.com.br promove interatividade e participação também na divulgação da doação. Acesse e conheça o Projeto na Veia.

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui