Hemominas recebe adolescentes para a doação de sangue

280

 A Hemominas está atendendo um novo público para a doação de sangue em suas 20 Unidades. A portaria do Ministério da Saúde, publicada no dia 13 de junho, ampliou a faixa etária dos doadores de sangue. Agora, pessoas de 16 a 67 anos podem doar. Antes, a legislação autorizava a doação apenas para pessoas entre 18 e 65 anos. Com essa alteração, o Ministério da Saúde quer incentivar 14 milhões de pessoas a doarem sangue em todo o país.

Em Minas Gerais, a Hemominas tem a expectativa de aumentar o índice de doadores no Estado. Atualmente apenas 2% dos mineiros doam sangue regularmente e o ideal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é que 5% da população doe sangue com frequência para manter estáveis os estoques dos hemocentros. “É importante que os jovens tenham esta noção de cidadania e se conscientizem da importância de doar sangue”, afirma a gerente de Coletas Externas da Fundação Hemominas, Déborah Carvalho.

A primeira doação de um jovem dessa nova faixa, em Minas Gerais, foi realizada no Núcleo Regional de Ponte Nova, município da Zona da Mata mineira. A estudante, de 17 anos, Sabrina de Carvalho Marques doou pela primeira vez no dia 12 de julho. “Sempre quis doar, mas não podia devido à restrição da idade; jamais perderia essa oportunidade”, ressaltou a primeira doadora jovem do Estado.

A adolescente compareceu à unidade da Hemominas, após saber pelo professor da escola que os novos critérios para a doação de sangue já estavam em vigor. Sabrina levou à Hemominas uma autorização do pai e da mãe reconhecida em cartório e destacou a importância de seguir todas as etapas do processo de doação. “Antes de tudo é necessário ter responsabilidade e saber o porquê de estar doando. Estamos lidando com vidas e é fundamental seguir todos os critérios exigidos pela Fundação”. Ela quer incentivar os jovens com a sua atitude. “Espero que outros jovens também doem. Fiquei honrada em saber que fui a primeira jovem a doar sangue no Estado. É bom saber que posso ajudar a quem precisa com um gesto simples”, afirma.

Para que os candidatos com idade de 16 e 17 anos que comparecerem às unidades da Fundação Hemominas façam sua doação, é necessária a presença dos pais, tutores ou guardiães, ou autorização dos responsáveis legais com firma reconhecida em cartório. O modelo de autorização está disponível no site da Fundação www.hemominas.mg.gov.br.

Parceria

Nessa quinta-feira (14), a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, recebeu representantes da Associação Profissionalizante do Menor de Belo Horizonte (Assprom) para discutir parceria entre as instituições com o objetivo de esclarecer os jovens sobre a importância da doação de sangue como um ato de cidadania.

A Assprom é uma instituição voltada para a orientação e informação profissionalizante do adolescente em situação de vulnerabilidade social. Fundada em 1975, projeta e executa ações de cunho social que envolvem áreas de saúde, educação, atividades culturais e esportivas, como meios de inserir os adolescentes no contexto de suas comunidades.

Para o presidente da Assprom, Carlos Cateb, o envolvimento da instituição com o ato da doação de sangue é fundamental para os jovens. “Vamos participar efetivamente com a Hemominas na doação de sangue para incentivar os jovens. Temos certeza que a resposta dos nossos 3.200 adolescentes em todo o Estado, seus familiares e amigos, será absolutamente positiva no sentido de salvar vidas”.

“A proposta é fazer uma parceria para motivar os adolescentes a doarem sangue e ampliar este trabalho mostrando a importância da saúde e do autocuidado que o adolescente deverá ter para ser um doador e com isso, consequentemente, uma melhor qualidade de vida”, afirmou a presidente da Fundação Hemominas.

Novos critérios

Outra alteração nos critérios para a doação de sangue é o peso mínimo. É mantido o padrão de 50 quilos, porém, aqueles que pesarem menos de 50 quilos e desejam doar sangue poderão fazê-lo desde que sejam aprovados pela triagem médica.

Os idosos com mais de 60 anos só poderão doar sangue se já tiverem realizado uma primeira doação antes dos 60. Será respeitado o intervalo de seis meses entre as doações dos maiores de 60 anos, que podem doar até os 67 anos de idade.

Os outros critérios para quem deseja doar sangue são não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, não ter doença de Chagas, apresentar um documento oficial com foto dentro do prazo de validade. Os demais aspectos serão avaliados durante a triagem médica. Os homens podem doar de dois em dois meses, no máximo quatro vezes por ano; e as mulheres devem respeitar o intervalo de três meses entre as doações, podendo doar no máximo três vezes por ano.

Para mais informações sobre os critérios exigidos, o candidato à doação pode acessar o site www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/condicoes_doacao. Outras informações sobre doação de sangue, cadastro de medula óssea e unidades da Hemominas no Estado podem ser obtidas pelo call center 155. A chamada é gratuita em todo o Estado.

 

Agência Minas

1 COMENTÁRIO

  1. Nossa tinha ficado tão feliz com essa noticia. Tenho 17 anos e há muitu tempo dizia que logo que fizesse 18 iria doar.
    Porém hoje acabei ficando revoltada com uma coisa. Organizei tudo para que pudesse ir doar, peguei a autorização no site http://www.hemominas.mg.gov.br, preenchi todo o formulario, meus pais assinaram, peguei o xerox dos dois, fui ao hemominas……Porém ao chegar lá mi disseram que deveria AUTENTICAR EM CARTORIOO!
    Autenticar em cartorio?!?!?!?!
    AAAAAA por favor né….Hj em dia com tanta gente precisando…..
    Na minha idade, hoje em dia tenho facil acesso a todo o tipo de coisa negativa….TODO!!! Legalmente ou até ilegalmente consigo entrar em boate, beber, fumar, me drogar…..Agora quando quero doar sangue me colocam TANTAS BARREIRAS.

    Estou conforme com todos os requisitos para se doar sangue, sou O-, poderia ter ajudado hoje qualquer pessoa que precisa de sangue para continuar VIVA, porém não foi o que aconteceu.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui