Por João Paulo
Na manhã desta quinta-feira 10 de janeiro, mais de 200 funcionários, como enfermeiros, auxiliares de enfermagem e técnicos do Hospital César Leite realizaram uma manifestação reivindicando aumento dos salários e melhoria no plano de carreira.
A principal razão do protesto é o baixo reajuste salarial que foi oferecido à classe, de 5%. Tal reajuste fica abaixo do oferecido pelo Governo, que foi de 9% e ainda menor que o pedido pelos funcionários, de 14%. Segundo os manifestantes, a proposta inicial era ainda pior, de um aumento de apenas 3% nos salários.
A iniciativa é fruto também do descaso com o qual a carreira dos enfermeiros vem sendo tratada. Há quinze anos, o salário base pago a esses profissionais era equivalente a dois salários mínimos e hoje não chega nem a um salário e meio. Além disso, os funcionários não contam com plano de saúde nem ticket alimentação ou outros benefícios. Os funcionários reivindicam também o fim da contratação de técnicos de enfermagem para o cargo de auxiliares.
Ressaltaram ainda que o Hospital César Leite é referência em atendimento, tendo ganhado o Prêmio Célio de Castro em 2009, mas que deixa a desejar no que se refere à valorização dos funcionários, pelo menos no que se refere aos enfermeiros, classe vital para o bom atendimento e funcionamento da instituição.
Se não forem atendidos em seus pedidos os funcionários pretendem realizar ações mais sérias como paralisações e até mesmo greve.