A população da cidade de Itambacuri, na região do Vale do Rio Doce, se mobiliza no combate a dengue até sexta-feira (29). Hoje pela manhã foi a vez do bairro Várzea receber o Dengue Móvel, vários materiais que podem servir de criadouro para o mosquito da dengue, como latas, garrafas pets e pneus foram trocados por materiais escolares. A iniciativa é do Governo de Minas através da Secretaria de Estado de Saúde.
Petterson Bonifácio Nascimento, enfermeiro do município, disse que a Força Tarefa de Combate à Dengue está desenvolvendo um trabalho muito importante com a comunidade, pois além da troca de materiais, ajuda na diminuição do índice de infestação e eliminação do foco do Aedes aegypti.
“Essa iniciativa do Governo de Minas é muito boa. Vou continuar limpando sempre o meu quintal, estou junto no combate à dengue. Já tive dengue hemorrágica, fiquei bastante tempo acamada recebendo tratamento e não quero que ninguém passe o que passei. Só quem é preguiçoso é que não colabora. Essas pessoas não sabem o perigo da dengue que rodeia a sua casa, não podemos nos acomodar”, ressaltou a moradora do bairro Santa Clara, Maria de Fátima Neves Batista, 59 anos.
Para a secretária Municipal de Saúde, Daniela de Cássia D’Avila Teixeira Tudeia, o trabalho da Força Tarefa e da Mobilização no município é fundamental para a que a população se conscientize da importância da sua participação na efetivação deste trabalho. “É importante destacar a diminuição dos casos de dengue após a mobilização de todos, como podemos notar depois do primeiro trabalho da Força Tarefa em Itambacuri no ano de 2011. Agradeço ao Governo de Minas pela parceria com o município na prevenção da dengue”, ressaltou a secretária.
Agência Brasil
Postado por Marta Aguiar