Doador de sangues voluntários podem salvar vidas

263

Um doador de sangue pode salvar não apenas uma, mas muitas vidas. De uma única bolsa do material doado, são aproveitados vários hemocomponentes – partes que compõem o sangue, destinadas a finalidades distintas.

O plasma, por exemplo, é aplicado na fabricação de remédios. Por sua vez, as hemácias e as plaquetas são usadas no tratamento de anemias e hemorragias, respectivamente. “Os doadores são realmente pessoas altruístas e a Fundação Hemominas existe graças ao doador voluntário”, enaltece a presidente da Hemominas, Junia Cioffi.

Somente de janeiro a outubro deste ano, Minas Gerais já contabilizou cerca de 280 mil candidatos para abastecer seu banco de sangue. O Estado possui um dos melhores índices de doações do país, que chega a 2% da população, contra 1,8% da média nacional.

Apesar do bom resultado no cenário nacional, ainda é preciso evoluir, já que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendável que 3% da população seja doadora.

O dia do doador

No Dia do Doador de Sangue, comemorado no dia 25 de dezembro, o Hemominas realizou uma programação em vários pontos do Estado. Na capital, o Hemocentro de Belo Horizonte fez uma programação especial, com música e shows teatrais.

Para você que é de Manhuaçu e região e quer doar sangue a Fundação Hemominas adota como critérios básicos para avaliar quem se encontra ou não apto a doar sangue aqueles estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão responsável pela legislação nacional de hemoterapia. Além desses, a Hemominas observa outros critérios, como a idade de 16 a 67, o peso acima de 50 quilos e a boa saúde, sendo imprescindível dormir bem na noite anterior à doação. Quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas ou faz uso de drogas não pode se candidatar.

Algumas situações, pela sua natureza mais delicada, somente podem ser discutidas com o profissional responsável pela triagem do candidato à doação. O candidato é entrevistado por um profissional de saúde, que faz algumas perguntas. As informações prestadas são mantidas em sigilo. A fundação alerta também que estas normas são submetidas à revisão periódica e quem não pode doar, de imediato, pode voltar em outra oportunidade. A Hemominas conta com a solidariedade de todos.

Para saber mais quais são os critérios para doações e sobre o que deve ser feito quando se vai doar, visite o site www.hemominas.mg.gov.br.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui