Curso de Fitoterapia em Manhuaçu

646

Por Devair G. Oliveira da redação do JM Online                            EscSup_Fitoterapia_fotoO que é Fitoterapia?

A palavra Fitoterapia deriva dos termos “Phyton” = vegetal e “Therapeia” = terapia e, segundo o Dicionário Aurélio da língua portuguesa, significa “Tratamento de doença mediante o uso de plantas”.

Sendo assim, a Fitoterapia é uma terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas. No entanto, no Brasil para que um medicamento seja considerado fitoterápico, ele não deve ter, em sua composição, substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal.

As matérias-primas dos fitoterápicos são plantas (folhas, caule, flores, raízes ou frutos) com efeitos farmacológicos medicinais, alimentícios, coadjuvantes técnicos ou cosméticos.

José Maria GomesO curso será ministrado pelo Sr. José Maria Gomes, especialista em Fitoterapia e todas as pessoas da região podem participar, ele reside em Teófilo Otoni, visitou nossa redação e falou a nossa reportagem.

Jornal das Montanhas – Fale um pouco sobre o curso e de seu trabalho.

José Maria Gomes – É uma oportunidade que todas as pessoas que desejarem aprender como preparar os remédios através das folhas, cascas e raízes de ervas medicinais, vão ter a oportunidade de aprender a preparar, como usar e também como recomendar para seus amigos e parentes. A procura hoje é bastante e por isso mesmo que implantamos em todo o Brasil os cursos de reconhecimento das propriedades curativas das plantas e das raízes das ervas medicinais, há um despertar nas pessoas e interesse em usarem os remédios através das plantas e digo que ele é melhor, pois é um remédio curativo e não avaliativo, mas, porém aparecem por aí muitos que sem nenhum conhecimento da Fitoterapia, sem nenhuma legalidade, estão aí recomendando ervas, recomendando tratamentos sem base para tal, é por isso que o curso te dá essa base de conhecimento das plantas e das ervas no tratamento da saúde.

JM – Qual a duração do curso?

Gomes – Módulo 1, Fitoterapia, nós vamos ter 20 horas de aulas, sendo 10 horas horas de aulas teóricas e 10 horas de estágio no campo.

Módulo 2, Bio Tipo, onde você vai aprender a alimentar, fazer exercícios tudo de acordo ao seu bio tipo para que você tenha vida longa, peso ideal, mais saúde e prevenir doenças como o câncer e osteoporose e os sintomas da menopausa, com duração de 10 horas.

Módulo 3 – é muito interessante, pois você vai aprender os tratamentos com argilas, olhos e na aplicação para muitas doenças e aprender também prevenir doenças com o uso de argilas e também muitas doenças que afligem a humanidade, como o câncer de peles e muitas outras que podem ser tratadas através de olho e através da Argiloterapia.

Módulo 4, outra coisa muito importante é a massagem terapêutica, você vai aprender a massagem terapêutica para aliviar as dores, as abstenções e aprender tirar as dores e dar equilíbrio à pessoa

Módulo 5 é o mais interessante, pois você vai aprender sobre o aspecto básico em parapsicologia, você vai aprender a trabalhar seus conflitos de cada dia, aprender a trabalhar o mau humor, aprender a trabalhar o poder da sua mente, aprender a trabalhar os efeitos do psiquismo e também os efeitos de doenças emocionais e até fenômenos parapsicológicos e também a trabalhar o pânico e muito mais.

JM – O que o Sr. recomendaria para as pessoas prevenirem as doenças?

Gomes – Foi muito interessante essa pergunta porque é o que eu venho trabalhando em todo o Brasil e no exterior, é preciso que nas cidades implantem as casas de desintoxicação, nós estamos vivendo em um mundo com uma bomba atômica de tantos venenos, que encontramos em quase tudo, digo que as pessoas estão envenenadas, você como veneno, você bebe veneno, a solução é desintoxicar, a maneira de se desintoxicar através dos chás preparados com folhas, cascas e plantas de ervas medicinais e também você se alimentar de acordo com seu gene.

As pessoas interessadas a partir de agora podem fazer suas inscrições, através dos telefones (33) 3521-5688 ou 9103-1203 ou 8841-4174, ou em Manhuaçu com o senhor Joaquim no seguinte telefone (33) 3331-2960, o curso será no salão paroquial da Igreja da Sagrada Família, nos dias 10 e 11 de outubro de 2009, com a duração de 5 meses, em cada mês estaremos estudando um módulo, tendo sempre início ás 08,00 horas até as 11,00 horas, retornando às 14,00 horas até as 17,00 horas, e retornamos às 20,00 horas às 22,00 horas, só que no domingo até as 18,00 horas.

10 COMENTÁRIOS

  1. Prezados,
    o Brasil precisa de pessoas como o sr: José Maria Gomes o qual eu conheço, pois já ministrou cursos em vários estados deste país e o que precisa é resgatar estes conhecimentos milenares que ajuda a equilibrar a saúde humana.

    att; Rui Edson.

    • Olá acho que este Sr. José Maria Gomes, não tem credibilidade, esteve aqui na redação do Jornal das Montanhas combinou conosco para que nós fizéssemos uma matéria sobre seu trabalho, pois iria ficar por uns dias na cidade vendendo seus produtos. Só que ele agiu de má fé e até hoje não nos procurou para acertar a divulgação feita em nosso jornal. Procuramos por telefone, mas infelizmente não nos atendeu. Quem souber o paradeiro dele avise que nós do Jornal das Montanhas estamos procurando, o endereço que ele nos forneceu de Teófilo Otoni, não conseguimos encontrá=lo. Uma pessoa de bem não faria isso, por certo já teria procurado acertar, até porque são milhares de pessoas de todo o Brasil que leram e continua lendo.
      É só ele entrar em contato conosco e conversar e pagar o que deve tiraremos o nosso comentário.

      • ola devair. esse jose maria gomes esta para implantar uns cursos aqui na regiao, mas pesquisando, vi seu comentario. poderia me informar o q sabe sobre ele, pois n o conheco,mas havia me interessado o curso. Obrigada

        • Olá Mariana,

          Ele veio aqui fez um anúncio de meia página deu entrevista para nós, fez um curso aqui e sumiu sem pagar, se você estiver com ele peça para dar notícias, sobre as muitas reclamações contra ele na internet. Ele esqueceu de pagar sua dívida com o Jornal das Montanhas aqui de Manhuaçu, esperamos que ele entre em contato conosco e acerte sua dívida. Não sabemos nada sobre ele a não ser algumas informações de pessoas do seu ramo que reclamam muito dele e algumas pessoas que sentiram prejudicadas. Mas qualquer pessoa sabe que quem chega numa cidade procura a imprensa para divulgar faz curso recebe o dinheiro e some, não pode ser boa gente.

          Devair – da redação do Jornal das Montanhas.

          • Ate onde eu sei ele ja tm anuncios a serem divulgados em uma ou duas radios p iniciar um curso esse mes ainda se n me engano. Segundo informacoes dele mesmo, ele mora na casa de um pe chamado Joel Ferrreira da Silva. mas tb to interessada em saber qual a intencao dele, se é o dar tais cursos e se aproveitar de qm faz e da imprensa(radio ou tv, jornal), ou se tm alguma coisa por tras disso, pq j falei com ele e achei mt estranho, pq so conta vantagem, parce Deus por terra. mas se souber d mais algum site q esteja comentando dele, me passa por favor, inclusive, vou questionar ele sobre o q vc comentou. so preciso q vc me explique umas coisas, pois n conheco a regiao d vcs. Manhuacu é em MG? seria perto q teofilo otoni? ou capelinha, q ele tambem fala seguido?

  2. Devair não pude deixar de ler seu comentário que coloquei a baixo, visto que esse sr. está aqui no meu município ministrando um curso de fitoterapia você tens mais alguma informação para nos passar?
    Não, mas é só você se informar com pessoas ligado ao ramo de medicina alternativa a fama dele já correu o país, toda cidade que ele chega alguém acaba lendo o nosso comentário, ele não é de confiança e também não paga o que combina com os outros.
    “Olá acho que este Sr. José Maria Gomes, não tem credibilidade, esteve aqui na redação do Jornal fizemos uma matéria com ele e sumiu sem acertar conosco o combinado. Quem souber o paradeiro dele avise que nós do Jornal das Montanhas estamos procurando, o endereço que ele nos forneceu de Teófilo Otoni, não conseguimos encontrá-lo. Se basearmos seu comportamento como o que aconteceu, acho que é bom tomar cuidado com ele.
    Não cumpre sua palavra. Todo cuidado é pouco e não é muito conhecido no meio não.”

  3. A respeito do comentário do senhor Devair, informo que não tivemos nada combinado em valores sobre às matérias citadas, estarei entrando com uma ação na justiça contra o mesmo, por calunia, difamação e tentativa de denegrir minha imagem, pois saiba que por onde ando ninguém tem dúvidas do meu caráter e profissionalismo. Peço que o senhor entre em contato comigo, moro na rua: Joaquim Adalberto Araújo, nª53, Teófilo Otoni MG, fones: (33) 3521-5688, (33) 9103-1203.

    Ass; José Maria Gomes

    • Olá Sr José Maria Gomes,

      Que bom que o Sr apareceu, porque o Sr. não entrou em contato conosco, terei o imenso prazer de retirar a matéria assim que o Sr. Acertar. Se eu não tivesse prova documental da publicidade que o Sr. solicitou de nosso jornal eu não teria publicado. Sinceramente o Sr acha mesmo que um editor iria fazer uma matéria publicitária onde o Sr propagava sua palestra sem cobrar, ou o Sr acha que nossa empresa não tem gastos.
      Fico satisfeito se o Sr. entrar realmente na justiça, só assim ficará provado quem está com a razão.
      Aguardo o seu contato,

      Devair G. Oliveira
      MG-09523-JP
      Editor do Jornal das Montanhas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui