A adesão da população fluminense à campanha de vacinação contra a gripe, a oito dias do fim da ação, é 23% do público-alvo. Em todo o estado, até o dia 5, foram vacinadas 641.418 pessoas. Na capital, foram imunizadas 270 mil pessoas, o correspondente a 29% da meta da prefeitura do Rio, que espera vacinar 930 mil pessoas até o dia 13, quando termina a campanha.
O superintendente de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, disse que ainda não se sabe o motivo para a baixa adesão da população, mesmo com a inclusão de gestantes, crianças e trabalhadores da saúde entre o público-alvo. Nas edições anteriores da campanha, apenas idosos com mais de 60 anos e povos indígenas eram imunizados.
“A gente ainda não tem uma explicação para a baixa adesão que ocorre no país todo e inclusive no Rio. Os postos estão funcionando normalmente. A vacina é eficaz e segura, previne a gripe, que é uma das principais causas de internação de idosos e crianças, por pneumonia e problemas respiratórios”, afirmou.
O Ministério da Saúde divulgou que a adesão em nível nacional está em 50%. Mais de 12 milhões de pessoas foram vacinadas até agora, quando o esperado é que 24 milhões se imunizem.
Agência Brasil