Propostas para implantação de Plano Estadual de Políticas para Pessoas com Deficiência

207
Cerca de 400 pessoas são esperadas em encontro, que vai reunir os representantes eleitos em conferências regionais e municipais

Representantes de mais de 140 municípios se reúnem em Belo Horizonte, a partir desta terça-feira (19), para avaliar propostas que devem subsidiar a criação do Plano Estadual de Políticas para Pessoas com Deficiência. A III Conferência Estadual, que tem como tema “Um Olhar para a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”, será realizada no Hotel Ouro Minas (Avenida Cristiano Machado, 4001, Bairro União), até o dia 21. A programação completa está disponível no portal da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

O encontro é promovido pela Sedese e conta com o apoio do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conped). “O espaço de discussão vai envolver o poder público e a sociedade civil. Isso é importante para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência. É uma oportunidade para que o Estado possa contribuir de forma efetiva para a implementação da convenção sobre os direitos desse público”, destacou a coordenadora Especial de Apoio e Assistência a Pessoa com Deficiência, Ana Lúcia de Oliveira.

Cerca de 400 pessoas são esperadas no evento, que vai reunir os representantes eleitos em conferências regionais e municipais realizadas desde março deste ano. A expectativa é de que cerca de 40 propostas, oriundas da conferência estadual, sejam levadas à Conferência Nacional, a ser realizada em Brasília, de 3 a 6 de dezembro.

Ana Lúcia lembra que também será um momento para discutir as demandas dos municípios e identificar avanços e desafios no âmbito estadual e federal.

Os temas abordados serão divididos nos seguintes eixos: Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; Saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses; Segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados.

 

Agência Minas

Postado por Marta Aguiar

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui