O ministro do Turismo, Pedro Novais, disse hoje (18) que o governo federal priorizará emendas parlamentares ao Orçamento da União que sejam voltadas para a reconstrução do turismo nas três principais cidades afetadas pelas chuvas na região serrana fluminense. Novais disse que ainda não é possível dizer quanto será destinado a Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, mas garantiu que será um valor “substancial”.
“A prioridade total será dada às emendas dos parlamentares relativas à infraestrutura dos três municípios. Dependemos da abertura do Orçamento [de 2011] e das emendas que os parlamentares do Rio de Janeiro destinarem a esses três municípios. Imagino que será uma importância substancial”, disse Novais, em Petrópolis.
Além de priorizar a liberação de emendas para a região serrana, Novais disse que as três cidades terão sua promoção turística financiada pelo Ministério do Turismo, até que elas possam se recuperar das chuvas que destruíram as cidades e mataram mais de 900 pessoas em janeiro deste ano.
O ministro participou hoje do lançamento do inventário online das atrações e estruturas turísticas da cidade de Petrópolis. O inventário tem por objetivo fornecer informações a gestores, empresários e turistas.
Agência Brasil