Aproveitando a semana em que se comemora o Dia Mundial de Doação de Leite Humano (19), o Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira, dia 22, uma nova Campanha de Doação de Leite. A cerimônia contou com a participação de 100 mães que estão em período de amamentação. A campanha do ministério conta com a parceria da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e do Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano.
Para a deputada federal Margarida Salomão (PT-MG), trata-se de uma questão importante, e que por vezes acaba sem o destaque merecido. “Muitos recém-nascidos dependem deste tipo de doação, assim como vários pacientes dependem da doação de sangue. Temos o dever de incentivar as mães que estão amamentando a doarem parte de seu leite para que bebês prematuros, que correm risco de morrer e cujas mães não produzam leite possam ser alimentados”.
Margarida lembra que na região, muitos municípios possuem bancos de leite. Juiz de Fora e Viçosa são dois exemplos. “Esses bancos precisam de doações o ano inteiro. É preciso sempre esclarecer de que a doação de leite é completamente possível e viável, constituindo-se em um ato de solidariedade e que pode salvar vidas”.
O Banco de Leite Humano de Juiz de Fora atende bebês internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatais da região. O endereço é Rua São Sebastião, 772, 3º andar. Através do Disque-amamentação a mãe doadora pode fazer o cadastro. O número é 3690-7436. Já o Banco de Leite Humano de Viçosa fica na Rua Tenente Kummel, 36, no Hospital São Sebastião.
—
Assessoria de Comunicação
Dep. Federal Margarida Salomão