O governo dos Estados Unidos anunciou a liberação de mais US$ 135 mil para ajudar as vítimas das enchentes e dos deslizamentos na região serrana do Rio de Janeiro. No total, os norte-americanos enviaram US$ 235 mil para a assistência às vítimas nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.
O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, afirmou que os recursos vão ajudar os governos federal, estadual e municipal a enfrentar as dificuldades. Na região serrana, mais de 800 pessoas morreram e cerca de 21 mil estão desalojadas em consequência das chuvas.
“Nós oferecemos nossos pensamentos e orações contínuos às famílias afetadas por esse desastre natural e esperamos que essa contribuição do povo dos Estados Unidos ao do Brasil ajude na superação da tragédia”, disse o diplomata.
De acordo com a Embaixada dos Estados Unidos, por meio da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, serão comprados produtos de higiene e limpeza, além de colchões, cobertores e toalhas.
Entidades como a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e o Escritório de Assistência a Desastres no Exterior da Usaid (OFDA) são os responsáveis pela coordenação das ações com o Brasil. O consulado norte-americano no Rio de Janeiro também participa das ações.
Em meados de março, Obama anunciou que fará sua primeira visita ao Brasil. Será o primeiro encontro dele com a presidenta Dilma Rousseff. Na pauta estão questões econômicas e comerciais, assim como sociais e de meio ambiente. O presidente norte-americano irá também ao Chile e a El Salvador.
Agencia Brasil