Defesa Social premia destaques na área de segurança pública

204

 A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) realizou, nesta quarta-feira (3), em Belo Horizonte, cerimônia de premiação de unidades operacionais do Estado que se destacaram por um bom desempenho de atuação nos últimos dois anos. As solenidades consistiram nas premiações do Disque Denúncia Unificado – 181, da Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social e também e da Integração da Gestão em Segurança Pública.

Na parte da manhã foi realizada a Premiação do Disque Denúncia Unificado (DDU) – 181, em cerimônia que homenageou as unidades operacionais das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros por desempenho relativo à apuração de denúncias e à elucidação de casos por meio do serviço 181, nos anos de 2009 e 2010. Na oportunidade, a subsecretária de Promoção da Qualidade e Integração do Sistema de Defesa Social, Geórgia Ribeiro Rocha, exibiu um balanço evolutivo do DDU desde a sua implantação, no ano de 2007. Hoje, são 77 profissionais no Estado dedicados ao serviço, que está presente nas 18 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) de Minas Gerais. Em média são 5,5 mil denúncias atendidas pelo 181 por mês, sendo que o tráfico de entorpecentes lidera o ranking das chamadas.

Para a subsecretária, a ferramenta do Disque Denúncia Unificado é fundamental para o êxito das operações de recepção, processamento e resposta a denúncias anônimas de crimes e sinistros. “É de suma importância esse retorno que hoje estamos dando às unidades que se destacaram com melhor desempenho e agilidade no atendimento às demandas do 181, como forma de valorizar e incentivar o trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos. Daqui para frente vamos continuar em constante aprimoramento das ferramentas, inclusive com o lançamento de um projeto piloto em Belo Horizonte para, através do uso do 181, contribuirmos para a divulgação e prisão de foragidos, em especial homicidas”, afirma.

Disque Denúncia Unificado 181

Parceria entre o Governo de Minas, por meio da Seds, e o Instituto Minas Pela Paz, o Disque Denúncia proporciona à população um instrumento para denunciar crimes e sinistros, contribuindo com o trabalho das forças policiais e do Corpo de Bombeiros por meio do sigilo absoluto das informações repassadas e do anonimato dos denunciantes. O representante do Instituto Minas Pela Paz e gerente do Disque Denúncia Unificado, Maurílio Pedrosa, ressaltou a importância da parceria com a Seds. “O Instituto está empenhando em construir conjuntamente com o Estado e a sociedade civil a melhor maneira de enfrentamento da criminalidade”, destaca.

Em seguida foi realizada a entrega do 4º Prêmio Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social. Os dez projetos mais bem avaliados em 2010, dentro da temática “A preocupação com a satisfação do público com o atendimento dos órgãos de Defesa Social”, foram premiados. O Prêmio Qualidade tem como objetivo identificar e reconhecer práticas exitosas no âmbito do Sistema de Defesa Social, a fim de incentivar e disseminar essas boas práticas para as demais unidades do Estado. Segundo o gestor da Qualidade da Atuação dos Órgãos de Defesa Social, José Francisco da Silva, as dez experiências selecionadas foram classificadas dentro de um total de 70 inscrições. “Devemos sempre fazer o reconhecimento das boas práticas para difundir as experiências exitosas no Sistema de Defesa Social para todo o Estado”, concluiu.

Na parte da tarde, houve a Premiação da Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp). Nesse momento foram premiadas as Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps) que obtiveram o melhor desempenho na metodologia Igesp nos anos de 2009 e 2010. Além da maturidade das unidades na metodologia Igesp, os critérios de avaliação incluíram ainda o cumprimento de metas de redução de criminalidade do Estado (incluindo crimes violentos, crimes violentos contra o patrimônio e homicídios consumados) e também de metas pactuadas no Igesp.

O secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, fez a abertura do evento, destacando a importância da premiação. “Essa solenidade é motivo de grande orgulho para mim enquanto secretário. Minas Gerais é o Estado que tem as melhores polícias do país e isso se reflete em resultados objetivos e na queda dos índices de criminalidade que temos hoje. Frequentemente recebo em meu gabinete delegações de outros estados que vem a Minas para conhecer a nossa experiência de integração das forças de Defesa Social”, afirmou. Para o secretário, é muito importante homenagear os membros das polícias por sua competência e êxito nos trabalhos regionais. “Com essa competição saudável que hoje celebramos, quem ganha é o povo mineiro, com cada vez mais segurança no seu dia a dia”, completou.

Participaram ainda da cerimônia de premiação Igesp o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant’Ana, e o superintendente de Investigações e Polícia Judiciária da Polícia Civil, delegado-geral Celso Ávila Prado. Em todas as premiações, as unidades vencedoras receberam créditos orçamentários e placa de reconhecimento. A premiação se dá por meio da disponibilização de recursos da Seds, os quais serão destinados à aquisição de materiais e equipamentos, a critério de cada premiado. Após a solenidade, a professora e doutora em Ciência Política, Jaqueline Muniz, ministrou palestra com o tema “Insumos para a governança de polícia: desafios para a integração”.

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui