DATATEMPO: Cleitinho lidera, mas indecisos deixam corrida ao Senado aberta

262

Levantamento mostra que 23,4% dos eleitores não sabem ou não responderam em quem votarão

O deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC) está na frente na corrida ao Senado em Minas, mas, diante da parcela significativa de 23,4% dos eleitores indecisos, a disputa está aberta, segundo a mais recente pesquisa do instituto DATATEMPO. O candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) cresceu 6,2 pontos percentuais em relação ao início de setembro, data do levantamento anterior, e chegou a 25,5% na estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados.

Alexandre Silveira (PSD), que tem apoio de Lula (PT), cresceu 5,7 pontos e agora tem 14,3%. Ele está tecnicamente empatado com Marcelo Aro (PP), o candidato de Zema (Novo), que subiu de 7,1% para 10,1%. No cálculo dos votos válidos (excluídos os brancos e nulos), Cleitinho tem 41,5%, Silveira, 23,4%, e Aro, 16,4%. A margem de erro é de 2,53 pontos.

Todos os demais candidatos estão tecnicamente empatados em terceiro lugar. Sara Azevedo (PSOL) tem 4,1%. Já Bruno Miranda (PDT) e Pastor Altamiro Alves (PTB) têm 3% cada um. Irani Gomes (PRTB), Naomi de Almeida (PCO) e Dirlene Marques (PSTU) pontuaram abaixo de 1%.

“O alto percentual de indecisos indica que a disputa ainda está em aberto. Na reta final, os efeitos do voto útil e apoios políticos podem ir modificando o cenário”, avalia a analista do DATATEMPO Bruna Assis.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui