Câmara de Manhuaçu debate sobre empresa responsável pela iluminação pública

219

A Câmara de Vereadores de Manhuaçu promoveu reunião ordinária, na noite da quinta-feira, 6/12, em que aprovou dois projetos de lei, requerimentos, indicações, moções e ainda recebeu a presença dos representantes do Consórcio CIDESI e da Construrede, empresa responsável pela manutenção da iluminação pública.

Os representantes do CIDESI e da Construrede participaram da sessão e falaram sobre o funcionamento do consórcio e também sobre o trabalho de substituição de lâmpadas queimadas.

O Secretário Executivo do CIDESI, Sérgio Muller de Miranda, apresentou o funcionamento do consórcio que é formado por 13 municípios, criado com a finalidade de desenvolver atividades referentes à iluminação pública, e respondeu as dúvidas dos parlamentares.

O vereador Inspetor Juninho Linhares, que solicitou os esclarecimentos por parte da empresa, apresentou os problemas envolvendo troca de lâmpadas, relatando que “a maior reclamação dos moradores está relacionada ao longo tempo de espera para resolver o problema”, salientou.

O vereador José Eugênio comentou que em relação ao atendimento não teve problema, mas a questão é que “a empresa não troca lâmpada durante a noite, então os moradores precisam marcar o poste para os funcionários comparecerem durante o dia e efetuarem a troca da lâmpada, mas acontece que muitas das vezes essa marcação não da certo”, observou.

O Presidente da Câmara, Jorge do Ibéria, pediu para que a empresa encontre uma maneira melhor de atender a população. “Da maneira que está o povo não está satisfeito. Recebemos reclamações constantemente e acho que os responsáveis devem encontrar uma maneira melhor para resolver isto”, solicitou.

O Secretário de Planejamento, Bruno Spínola, ressaltou que a rede atual é arcaica e ainda apresentou detalhes financeiros informando que a melhoria total é complicada. Spínola também comentou sobre a campanha de divulgação feita sobre o Call Center 0800 e o número de atendimento do Whatsapp, mas com a mudança do número, houve complicações. Bruno ainda explicou a situação do horário de trabalho e atendimento por parte da empresa, alegando que devido ao consórcio, o custo de prestação de serviço é menor em comparação com outras empresas que não atuam nesta maneira.

O proprietário da Construrede, Ernani Campos Porto, detalhou o funcionamento da empresa e também respondeu as perguntas dos vereadores. “A questão é que existe um contrato e não podemos sair desta linha. De todas as prefeituras que atuamos, em Manhuaçu foi onde mais trabalhamos com instalação de luminárias. O serviço está sendo feito e hoje saio daqui com muita alegria em atender vocês”, disse.

O Sócio Diretor da Construrede, Moacir Mendonça Costa Júnior, também sanou as dúvidas dos vereadores.

Números para atendimento

A orientação é para que o usuário ligue para o disk lâmpada (0800 033 1825) ou envie mensagem Whatsapp (031 9 9222 0496) informando o endereço e o número mais próximo do poste.

Decisão da Aneel

A necessidade do município de participar do consórcio surgiu após decisão da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) de devolver aos municípios a responsabilidade sobre a manutenção da iluminação pública, o que gera ônus aos cofres municipais. O CEDESI deve absorveu os ativos da iluminação pública manhuaçuense, atuando em trabalhos de manutenção, expansão, instalações, dentre outros. Para isso, o Consórcio licitou a empresa Construrede, Cerca de 200 mil habitantes devem ser beneficiados.

Aprovados

Aprovado projeto de lei, de autoria da vereadora Berenice Maria Ferreira de Souza, e vereadores José Geraldo Damasceno e Rogério Filgueiras Gomes que institui e inclui no calendário de eventos e festas do município a “Festa da Colheita do Café”, no Distrito de Ponte do Silva”.

Também foi aprovado projeto de lei, de autoria da Mesa Diretora, que altera e acrescenta dispositivo na Lei nº 3.773, de 28 de novembro de 2017, que dispõe sobre o pagamento e a prestação de contas de diárias de viagens a agente político e servidor público do Poder Legislativo de Manhuaçu.

Requerimentos

Rodrigo Júlio dos Santos

Requer que a Prefeita de Manhuaçu entre em contato com a Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para reivindicar junto à Comissão recuperação da malha ferroviária no município de Manhuaçu e municípios circunvizinhos com objetivo de potencializar nosso turismo regional e local.

Requer que a Prefeita de Manhuaçu entre em contato com o Governo de Minas Gerais solicitando destinação recursos para reforma da Ponte do Barreiro.

Moções

Jorge Augusto Pereira, José Eugênio de Araújo Teixeira e Juarez Cleres Elói

Moção de Pesar

Pelo falecimento do Ex-Presidente e Vereador da Câmara Municipal de Manhuaçu, Sr. Lino da Costa e Silva, em 23/11/2018.

Rodrigo Júlio dos Santos

Moção de Reconhecimento

Ao senhor Sebastião Rosa (mais conhecido como Bastião Queimado) pelos ensinamentos, disciplina, respeito aos colegas, dedicação, empenho, perseverança frente ao trabalho esportivo e social que realizou no Campo do CSU (Centro Social Urbano) do Bairro São Vicente onde hoje funciona o Corpo de Bombeiros. Os resultados frutos da ação deste homem pode dar as crianças e adolescentes da época algo que talvez nem ele imagine.

Ao Sr. Guanair Fernandes pela contribuição social, cultural e esportiva durante muitos anos ao Bairro São Vicente.

Aos alunos Denise Ezequiel da Silva da Escola Estadual de São Sebastião do Sacramento e Cícero Nunes da Silva Neto do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, ambos medalha de bronze da Olimpíada Brasileira da Matemática/2018 – 14ª OBMEP.

Aos alunos do Colégio Tiradentes da PMMG de Manhuaçu que foram aprovados na 2ª Etapa de Notas com média igual ou superior a 80% em todas as disciplinas.

Moção de Pesar

Pelo falecimento do Sr. Edmundo Pimentel Soares, servidor da Administração Fazendária de Manhuaçu (AF-Manhuaçu).

João Gonçalves Linhares Júnior

Moção de Congratulações

Pela passagem do “Dia do Delegado de Polícia”, comemorado em 03 de dezembro.

Indicações

Rodrigo Júlio dos Santos

Solicita a colocação de sinalização adequada indicando o acesso aos motoristas que seguem pela MG 111 sentido Simonésia, Santana, Ipanema e sentido BH e Vitória, considerando a atual sinalização deficitária que não atende a demanda dos motoristas, prejudicando principalmente veículos de transporte de carga que ficam perdidos dentro da cidade.

Solicita a colocação de bloquetes na estrada que inicia no final do calçamento do Centro Pastoral Bom Pastor perfazendo um total de mais ou menos 611, 339 metros e finalizando no início do calçamento que dá acesso às torres de televisão e rádio.

 

Rodrigo Júlio dos Santos e Rogério Filgueiras

Indicam a reforma e revitalização com adequação da captação de rede pluvial para Escadaria do Bairro Santana, acesso Rodoviária ao Bairro.

José Geraldo Damasceno

Indica operação tapa-buracos na Rua próximo ao bar do Fernando, Bairro São Jorge.

João Gonçalves Linhares Júnior

Reivindica a colocação de iluminação pública na Rua São João Evangelista, Viela 10, depois do pé de manga, Bairro Santa Terezinha.

Gílson César da Costa

Solicita a colocação de faixa de pedestre elevada na entrada e saída do Distrito de Vilanova.

Rogério Filgueiras Gomes e João Gonçalves Linhares Júnior

Indicam o asfaltamento a quente na Rua José Coelho de Vasconcelos, Bairro Bom Pastor.

 

Rogério Filgueiras Gomes, Giovanni Mageste Hott, Cléber da Penha Benfica, Paulo César Altino, José Ferreira da Silva, José Geraldo Damasceno, Adalto de Abreu Cavalcante, João Gonçalves Linhares Júnior e Antônio Aparecido Viana

Reivindicam a realização de vistoria e limpeza quando necessária de todos os bueiros da cidade no sentido de prevenir a ocorrência de alagamentos e enxurradas por ocasião de fortes chuvas.

Jorge Augusto Pereira

Indica o conserto de tampa de bueiro na Rua Nelson Monteiro, em frente ao nº 45, Bairro Sagrada Família.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui