Antonio Anastasia participa da Missão Empresarial Italiana ao Brasil

183

O governador Antonio Anastasia participou, nesta quinta-feira (24/05), no Ouro Minas Hotel, da Missione Stato Regione – Missão Empresarial Italiana ao Brasil, cujo o objetivo é promover oportunidades de negócios e parcerias entre os dois países, em especial, na área industrial. Fruto do desdobramento da Missão Oficial do Governo Minas à Itália, realizada em março último, mais de 40 empresários dos setores automotivo e mecânico estão em Belo Horizonte para participar do seminário As indústrias mecânica e automobilística: motores de desenvolvimento do Brasil, seguido de rodada de negócios com empresários mineiros.

Estão sendo apresentados os atrativos de Minas Gerais, seus setores industriais e as possibilidades de investimentos e negócios. Representantes de instituições italianas mostram aos brasileiros as características dos distritos industriais italianos do setor automotivo e da mecânica. Anastasia ressaltou as excelentes relações comerciais entre Minas Gerais e Itália, destacando o esforço do Governo em internacionalizar a economia mineira.

“As relações teconômicas, sociais e culturais entre Itália e Minas Gerais são muito próximas e fazem parte da história do nosso Estado. A continuidade desse processo é nossa responsabilidade, buscando condições, oportunidades e instrumentos para que Minas possa cada vez mais atrair empresas. Há um grande esforço do Governo na internacionalização de nossa economia, não só na cadeia produtiva decorrente do minério, do aço, da indústria automobilística e da siderurgia, mas também em questões onde as empresas italianas têm papel de grande destaque como na indústria do conhecimento, do design e da tecnologia”, disse o governador.

A comitiva que visita a capital mineira integra a maior missão empresarial do ano ao Brasil, que é formada por representantes de 250 empresas italianas dos setores aeroespacial, agroalimentar, agroindústria, alta tecnologia, automotivo, ciências da vida, construção sustentável, energia, logística e náutica, habitação social, madeira, móveis e decoração, mecânica e moda.

Desde terça-feira (21/05) até esta sexta-feira (25/05), a missão visita, além de Belo Horizonte, alguns dos principais pólos industriais do país entre eles São Paulo, São José dos Campos, Santos e Curitiba, participando de fóruns econômicos, seminários e rodadas de negócios.

“Este encontro em Belo Horizonte representa uma etapa muito importante de nossa grande missão empresarial ao Brasil, que se iniciou ontem em São Paulo. A economia de Minas Gerais é muito atrativa, por isso o grande número de empresas italianas aqui instaladas. Assim como Minas Gerais, a Itália é muito marcada por pequenas e médias empresas, elementos fundamentais para nossa economia, que estão à procura de novas oportunidades no mercado internacional. O governador Antonio Anastasia e a secretária Dorothéa Werneck estiveram em Roma e o ministro de Desenvolvimento Econômico da Itália conheceu um pouco mais a dimensão, a força e a capacidade comercial de Minas, além da colaboração econômica entre nosso país e este estado amigo. Esperamos realizar muitos negócios e descobrir novas oportunidades”, disse o diretor-geral do Ministério de Desenvolvimento Econômico da Itália, Pietro Celi.

A vinda da missão ao Brasil é uma promoção do governo italiano com o apoio de 16 regiões italianas. Em Belo Horizonte, conta com a co-organização da Câmara Ítalo-brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais, do Sistema Fiemg, da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex).

Oportunidades de negócios

Durante o seminário, será assinado Protocolo de Intenções entre o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi) e a Sociedade Italiana para Empresas no Exterior com o objetivo de aproximar as instituições e criar mecanismos para oferecer às empresas italianas e mineiras mais oportunidades e alternativas de investimentos.

“A economia brasileira alcançou um patamar novo com a inserção de milhões de pessoas no mercado consumidor nos últimos anos graças à estabilidade econômica. Isso permite que empresas estrangeiras percebam no mercado interno brasileiro uma grande oportunidade. Estamos fazendo um esforço enorme para atrair empresas para Minas Gerais, mas também é fundamental vender os produtos mineiros na Itália”, disse Anastasia

Também estavam presentaes à abertura do evento, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Dorothéa Werneck, o vice-presidente da Fiemg, Romeu Scarioli; a cônsul da Itália de Minas Gerais, Maria Pia Calisti; o presidente da Câmara Italiana de Minas Gerais, Giacomo Regaldo e o presidente da Sociedade Italiana para Empresas no Exterior, Giancarlo Lanna.

Comércio Bilateral

Atualmente, 500 empresas italianas têm presença direta no Brasil, número quase três vezes superior ao de apenas dez anos atrás. Além dos grandes grupos como Fiat, Pirelli e Telecom Itália, chama a atenção a forte presença de empresas de pequeno e médio porte, de vários setores.

Entre 2003 e 2011, o comércio entre Minas Gerais e a Itália cresceu 255%. As exportações aumentaram 222%, no período, enquanto as importações tiveram crescimento de 303%, segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Para Minas Gerais, em 2011, a Itália foi a oitava parceira comercial nas exportações. Em relação ao ranking de estados brasileiros, Minas é o segundo estado que mais exporta para a Itália e importa. No total, 275 empresas mineiras exportaram para o país italiano e 568 empresas importaram produtos da Itália em 2011.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui