Alberto Pinto Coelho participa do sorteio das eliminatórias da Copa de 2014

187
Eduardo Paes, Marcio Lacerda e Alberto Pinto Coelho

O governador em exercício Alberto Pinto Coelho, presidente do Comitê Gestor das Copas, participou, neste sábado (30), do sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, realizado na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ). O governador em exercício destacou a relevância de Minas Gerais como uma das 12 sedes do Mundial, na cerimônia aberta pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter.

“Trata-se de uma oportunidade de mostrar o comprometimento do Estado com a Copa de 2014, quando estará em evidência nossa competência para receber seleções e os milhares de visitantes que serão acolhidos por Minas Gerais. Todas as ações, nas áreas de infraestrutura esportiva, segurança, hotelaria e mobilidade, estão sendo cuidadosamente planejadas para fazer de Minas Gerais uma referência na realização de eventos dessa magnitude”, disse. O evento contou com a presença da presidente

Dilma Rousseff, governadores de Estado, prefeitos, representantes das 12 cidades-sede, personalidades do futebol, artistas e jornalistas de todo o mundo.

Delegações de 203 países participaram do sorteio, transmitido para um público estimado de 600 milhões de pessoas. O secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sergio Barroso, se reuniu com 20 delegados estrangeiros para reafirmar o interesse de Minas Gerais em receber seleções em 2014.

“A extensa agenda serviu para consolidar relações importantes com outros países, como foi o caso do Japão, Portugal, Alemanha, Espanha, Argentina e Uruguai. Seguramente, Minas Gerais será palco de grandes espetáculos e importantes disputas”, afirmou.

Seis cidades mineiras (Extrema, Araxá, Montes Claros, Juiz de Fora, Matias Barbosa e Uberlândia) fazem parte da lista de 145 cidades pré-selecionadas pelo Comitê Organizador Local (COL) a candidatas a Centro de Treinamento de Seleções (CTS) no país. São municípios que atendem aos requisitos básicos da Fifa, como distância para aeroporto e capacidade de pouso para grandes aeronaves, distância para hotéis oficiais, qualidade de hospedagem, entre outras exigências. As cidades escolhidas após as visitas farão parte de um Catálogo Oficial de Centros de Treinamento de Seleções que será disponibilizado pela Fifa. Cabe, entretanto, as seleções decidir onde treinar.

O sorteio das Eliminatórias definiu os primeiros passos das 203 seleções inscritas para as 31 vagas para a Copa. O Brasil não participou do sorteio por ser o país sede do campeonato internacional. Já os grupos da Copa serão conhecidos em dezembro de 2013.

 

Agência Minas

 

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui