Durante o patrulhamento aquático na zona rural de Timóteo no final da tarde do dia 16/09/2015, a equipe de militares do 3º Pelotão de Policia Ambiental “Sargento Agenor de Almeida Costa”, sediado no Parque Estadual do Rio Doce, composta pelo Sgt Barbosa, Sgt Arimateia e Sd Elvio, encontrou próximo ao encontro do rio Doce com o rio Piracicaba três redes de pesca de emalhar que foram apreendidas.
Já nas proximidades do local conhecido como ilha do Fernando, depararam com dois cidadãos em um barco, que praticavam o ato de pesca em local proibido no rio Doce, de acordo com a Portaria nº 109/2007 do IEF, com o uso de doze redes de emalhar, apetrechos de pesca de uso proibido para a categoria amadora.
Durante as vistorias na área de acampamento dos autores foram encontrados mais seis apetrechos de pesca conhecido como espinheis.
Diante do flagrante de crime ambiental e de acordo com a Lei 9.605/98, os autores foram presos e encaminhados juntamente com os materiais de pesca à delegacia de Polícia de Ipatinga, onde ficaram a disposição do delegado de plantão, bem como autuados administrativamente através de autos do SISEMA no valor de R$ 19.427,26 por ”praticar ato de pesca em local proibido” e por ”guardar apetrechos de pesca de uso para a categoria amadora”.
Ao todo foram apreendidos na operação aquática quinze redes de pesca de emalhar que mediram 215 m²; seis espinheis que continham 110 anzóis e um barco feito de latão.
No início da semana, outra equipe composta de Sd Robson, Sd Christian, Sd Vieira, apreendeu uma espingarda em uma residência na zona rural de Bom Jesus do Galho, cuja documentação apresentada não estava de acordo com a referida arma. Também foi apreendido um periquito da fauna silvestre brasileira. O autor foi preso e conduzido a DePol de Caratinga, juntamente com a espingarda, onze cartuchos e o pássaro, onde ficou à disposição do delegado de plantão.
Com informações do comandante do 3º Pelotão 1º Tenente José Maria dos Santos