A primeira blitz da campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem bebida” flagrou nessa quinta-feira (14), 12 motoristas alcoolizados, em Belo Horizonte. No total, foram abordados 212 veículos, em quatro diferentes pontos da capital mineira. Todos os 12 motoristas flagrados perderam o direito de dirigir por um ano e receberam multa de R$ 957,70. Entre eles, cinco foram pegos no teste do bafômetro e os outros sete se recusaram a soprar o etilômetro, mas tinham sinais evidentes de embriaguez. Foram aplicadas 29 multas e recolhidos oito carros. Também foram identificados dois motoristas sem habilitação e seis com o Certificado e Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) vencidos.
A campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida”, coordenada pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), inclui a distribuição de material educativo e a realização de operações permanentes de fiscalização, com a participação integrada de agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal de Belo Horizonte. A campanha incluiu igualmente a distribuição de amplo material publicitário em bares, restaurantes, táxis e ônibus.
A campanha é resultado do trabalho do Comitê Gestor de Trânsito (CGT), criado em fevereiro pelo governador Antonio Anastasia, para diminuir o número de vítimas do trânsito. O comitê é composto por cerca de 30 instituições ligadas ao trânsito, como Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre outros.
A campanha começou em Belo Horizonte e Região Metropolitana e será, posteriormente, levada para cidades de grande porte como Juiz de Fora, Uberlândia, Governador Valadares e Montes Claros. Em um terceiro momento, cerca de 40 cidades polo de Minas também receberão as ações.
Agência Minas