Polícia Civil investiga descarte de cães mortos em aterro de Manhuaçu

212

Inspetor afirmou que vai levantar a situação e tentar resolver porque já passou da hora e o poder público não fez nada

DSC_0034-20140202

Chu Arroyo/JM1
Já têm várias denúncias em relação ao extermínio de cães em Manhuaçu. Tem pessoas que já denunciaram, não só na delegacia de Polícia Civil, onde tramita um inquérito, mas no Ministério Público e outros órgãos.

A informação é do inspetor da Polícia Civil, João Gonçalves Linhares Júnior, que hoje à tarde voltará a subir até o aterro sanitário e ao canil de Manhuaçu para verificar nova acusação de descarte de cães mortos.

No domingo (2), a reportagem do Jornal das Montanhas (JM1) foi chamada para acompanhar os defensores da causa animal José Moreira da Silva Moreira e Isabelle Villefort na subida até o lixão de Manhuaçu, onde foram constatados diversos corpos de animais em estado de decomposição avançada, mas deu para notar que alguns cachorros foram jogados recentemente.

Isabelle afirmou que fez uma representação à delegada Lujan Pinheiro. O JM1 procurou à delegada, mas foi informado que ela estava de folga por causa do plantão de ontem. Para o inspetor Linhares já chegou num ponto que tem que ser feito alguma coisa pelo poder público.

Linhares, que também é vereador, afirmou que vai levantar a situação do que está acontecendo e que vai procurar meios para tentar resolver esse problema. “Vou subir de novo no canil, vou ver a situação do inquérito que corre na delegacia de Polícia Civil de Manhuaçu e vou conversar com o prefeito, se ele não tomar atitude nenhuma, e nem o Ministério Público daqui, se precisar levar para Belo Horizonte… Vou procurar meios para tentar resolver esse problema em Manhuaçu, porque está vergonhoso, todo o mundo tá falando, tá criticando e nada até agora está sendo feito”.

O mistério envolvendo os cachorros de Manhuaçu começou alguns meses atrás, quando um grupo de defensores dos direitos dos animais denunciou supostos maus tratos e as más condições do canil municipal. Depois, os sumiços dos cachorros das ruas da cidade. Há pouco tempo era possível ver diversos cachorros nas escadarias do Correio, do Fórum, da Caixa, defronte à prefeitura e nas praças. O inspetor suspeita que eles tenham sido mortos.

No fim do ano passado, o prefeito Nailton Heringer sancionou uma lei que autoriza a eutanásia em cachorros com doenças suspeitas de fazer mal aos homens e aos próprios animais. O prefeito de Manhuaçu ganhou a ira dos internautas protetores de animais do país inteiro. Ontem Heringer ganhou novamente a indignação de gente de todo canto do Brasil, quando as fotos das ossadas dos cães foram para a rede.

A Assessoria de Comunicação Social informou que “a lei é comum em outros municípios e necessária para que se faça o devido controle dos animais. É lastimável que pessoas sem o devido bom senso tratem uma autoridade com tamanho desrespeito sendo estas pessoas passíveis de responder judicialmente quanto aos crimes de injúria, calúnia e difamação”.

Corre na internet um abaixo-assinado pedindo o fechamento do canil municipal.

 

3 COMENTÁRIOS

  1. Acredito que a solução pode estar chegando, mais sem o envolvimento de Autoridades políticas: Deputado Estadual, Deputado Federal e Senadores fica difícil pois as denuncias até o momento não fez nenhum efeito. É muito triste perceber que uma grande quantidade de animais foram recolhidos das ruas; vale lembrar que em todos os distritos houve recolhimento, havia um grande número de cachorros em nossas ruas e hoje tem muito pouco e o mais grave e que recolhe, recolhe e o numero no canil permanece o mesmo e afirmam que não há matança, já dificultaram o máximo a nossa visita ao canil, horário de visita hoje é de 13:00hs as 15:00hs, de segunda-feira a sexta-feira, fica impossível para quem trabalha. Lamento profundamente, cadelas que são recolhidas com filhotes eles não escapam, gatos estão sendo levados pra lá, não existe a mínima condição para gatos naquele local. Quando perguntamos eles negam tudo e sempre afirmam que está tudo bem; no dia 02/02/2014, quando cheguei lá vi aquela enorme quantidade de carcaças espalha por todo lado e não fazia muito tempo que havia feito aterramento e eram muitos os corpos alguns começando entrar em estado de decomposição, cenário horrível, meu domingo acabou e sei que vai continuar acontecendo se medidas não forem tomadas com urgência. ESSE CANIL TEM QUE SER INTERDITADO porque a politica do nosso município infelizmente é de matança, deixo o meu protesto.

    • OLá Moreira,

      Falar que até o momento as denúncias não fizeram nenhum efeito é desconhecer totalmente o problema, para dizer isso você não deve estar acompanhando o caso, leia em nosso Jornal das Montanhas as várias reportagens que fizemos, entrevistas com promotores, vereadores e Polícia Civil, e providencias foram tomadas sim. Leia o nosso jornal que ficará sabendo dos detalhes.

      Da redação do JM1
      Devair G. Oliveira

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui