É de conhecimento de todos que a Polícia Civil de Minas Gerais está em greve. No entanto a população Manhuaçuense não está ciente de que a greve é geral, alguns acreditam que a greve está acontecendo apenas na capital do estado de MG.
Fato é que a greve aqui no município estava sendo pouco divulgada pela imprensa. E mais; o movimento grevista tem se mantido dentro das recomendações do presidente do sindicato, aqui em Manhuaçu não poderia ser diferente.
A Polícia Civil de Manhuaçu através do Escrivão de Polícia Sr. Bruno Spínola concedeu com exclusividade uma entrevista para o Jornal das Montanhas relatando a real situação da categoria sobre as reivindicações. “Desde o dia 10 de maio a Polícia Civil em assembleia do SINDPOLMG – Sindicato dos Servidores da Polícia do Estado de Minas Gerais, deliberou pela paralisação uma vez que já tínhamos feito uma assembleia anterior, onde foi deliberado por encaminhar nossa pauta ao governador do estado com as nossas reivindicações salarial e estrutural. Infelizmente no dia 10 de maio não obtivemos sucesso, o que fez com que em assembleia decidíssemos pela greve. E já estamos em greve há mais de um mês, nessa assembleia ficou decidido que seriam reduzido os trabalhos a 50% das ocorrências, 50% dos serviços prestados pela Polícia Civil. O que isso significa; desde o dia 10 de maio nós estamos nos mobilizando, graças a Deus a adesão no estado inteiro chega a 80%, e aqui na regional de Manhuaçu especificamente, nós temos uma adesão de 100% ao movimento de greve. Portanto, estão sendo confeccionados 50% das emissões de identidade, o setor de habilitação também está com os serviços reduzido a 50%, o mesmo acontece na emissão de documentos no DETRAN, a questão da investigação policial, nos casos de vítimas envolvidas em fatos criminosos foi reduzida em 50%, sendo que continua o atendimento nos casos de réus presos e casos de grande repercussão.
O sindicato e os policiais de Minas Gerais estão tendo o cuidado para que a população não saia tão prejudicada com esse movimento de greve, por isso decidimos por manter os serviços essenciais. Hoje, se acontece um roubo, um homicídio, ou um crime de repercussão que venha a perturbar a ordem pública os policiais civis, vão estar presente para fazer a investigação criminal para dar andamento no inquérito. Porque o nosso objetivo é apenas mostrar para a sociedade a situação em que se encontra hoje a Polícia Civil de Minas Gerais, são várias unidades policiais danificadas, viaturas sucateadas. O efetivo reduzido, hoje temos um efetivo que é igual à dos anos 80, a população cresceu, o crime se modernizou, os criminosos ficaram mais equipados e a Polícia Civil parou no tempo. Então, é nesse sentido que a Polícia Civil vem fazendo essa greve para se reestruturar. Tendo um quadro de policiais que atenda a demanda da população, profissionais com salários dignos da função do policial civil, o primordial da função do policial civil é que ela é base para um processo criminal. Não existe no Brasil, no estado ou especificamente em Manhuaçu um inquérito que antes não tenha passado pela investigação de um policial civil. A Polícia Civil Mineira e Manhuaçuense querem prestar um serviço digno à altura da população de Minas e de Manhuaçu, mas para isso nós precisamos ter melhores condições para estar prestando esse serviço. A profissão de policial exige dedicação, empenho, carinho, uma vocação por assim dizer. Em alguns casos os policiais vão lá só mesmo com a força de vontade, garra, por amor a profissão e o sucesso deve-se a isso e não pela estrutura que dispomos. A Polícia Civil quer dar um basta! Cada dia que passa o crime aumenta, e os filhos dessa cidade estão sendo chamados para o tráfico, para a criminalidade e a Polícia Civil está se tornado inoperante, sem capacidade de respostas, tudo isso por uma falta de reestruturação. Esperamos do governador do estado, uma resposta, para que a população como primeira beneficiada possa colher os frutos dessa nova Polícia Civil que estamos chamando ao governador do estado a programar. Queremos deixar uma mensagem a população de Manhuaçu e região: que onde houver um crime ou algo que possa estar incomodando, a Polícia Civil estará presente, portanto apesar de estarmos em greve podem contar com a Polícia Civil, mas nós não podemos deixar de dar esse grito que visa prestar melhor serviço para a população”. Explica o Escrivão Bruno
Ele ainda falou sobre o piso salarial reivindicado pelo sindicato para os profissionais: segundo ele é preciso que o policial civil antes de tudo tenha um bom salário. “Hoje a Polícia Civil de Minas Gerais recebe o terceiro pior salário do Brasil, nós tivemos o prazer de no ano passado ter sido aprovado à lei complementar 113 e essa lei colocou o cargo de investigador de polícia, escrivão de polícia e perito criminal no mesmo patamar hierárquico, todos passaram a ter como requisitos para ingressar na carreira o curso superior reconhecido pelo MEC em qualquer carreira. Portanto uma vez aprovada a Lei 113 acabou com a hierarquia das carreiras de base da Polícia Civil, ficando como nosso chefe hierárquico o delegado de polícia e nas carreiras inferiores o perito, médico legista, escrivão e o investigador, criando assim a isonomia entre elas. O que nós queremos é que sejam equiparados os salários de escrivão e investigador ao salário do médico legista e do perito criminal que também prestam um relevante serviço”. Concluiu Bruno Spínola.
Marta Aguiar
Parabens ao Jornal das Montanhas!!!
Onde esta a imprensa de Manhuaçu? Por que só divulgam noticias da Câmara, da Prefeitura? Olha a Policia Civil esta de greve, os Professores, A Saúde, os servidores do Ipsemg, PM insatisfeita, funcionários da Cidade Administrativa (BH) denunciam que nada funciona direito, elevadores com defeitos, piso… As Escolas sucateadas, PC com graves problemas, o governo gasta menos que manda a Lei na Educação – Agora uma coisa funciona bem o controle da grande Imprensa no Estado!!! E Manhuaçu o que acontece? vamos apoiar o Jornal das Montanhas!!!
Parabéns ao Jornal das Montanhas. Embora esteja morando a muitos anos no Rio de Janeiro, sou de Manhuaçu e divulgo o jornal entre meus amigos e estava um pouco sem graça pois eles entravam no site e só viam matérias que não tinha muito haver com a realidade de Manhuaçu, mais hoje o comentário foi geral,eles amaram a reportagem e sendo assim não poderia deixar de parabeniza-los pela matéria,principalmente a repórter que assina a matéria Marta Aguiar.PARABÉNS.
Passei para parabenizar e deixar um beijo para Marta que está mandando muito bem. Um beijo de todo o pessoal da FAETEC de São Pedro da Aldeia-RJ
MINHA CNH ESTA DEMORANDO JA FAZ 1 MES 5 DIaS DE ATRASO EU FIZ TROCA DE CATEGORIA DE B PARA D ME AJUDEM PRECISO DELA