Na data de 25 de novembro 2013, militares do 3º Pelotão de Polícia Ambiental “Sargento Agenor de Almeida Costa”, sediado no Parque Estadual do Rio Doce, composta pelo Sgt Dutra, Cb Ronaldo Luiz e Cb Izidoro, durante o patrulhamento ambiental de combate à caça e captura de animais da Fauna Silvestre Brasileira no entorno da Unidade de Conservação, receberam informação de que um homem residente no B. Macuco, em Timóteo, estaria mantendo e capturando pássaros da fauna silvestre brasileira.
No local, o autor confirmou os fatos e alegou que possuía alguns pássaros da espécie conhecida popularmente como “coleiro ou papa-capim”.
Após franqueada a entrada dos militares à residência, verificou-se que os pássaros não possuíam anilhas e nem a licença ou autorização do órgão ambiental competente. Manter pássaros presos em cativeiros de forma irregular constitui crime ambiental previsto no artigo 29 da Lei 9.605/98.
Diante dos fatos, foi feito a apreensão de oito pássaros que, após serem levados a um médico veterinário, foram soltos no seu “habitat” natural.
O autor foi preso em flagrante delito e encaminhado juntamente com sete gaiolas à DePol de Timóteo, onde ficou à disposição do Delegado de plantão.
Em data anterior, a mesma equipe durante operação de combate a pesca predatória no entorno da Unidade de Conservação, após vistorias às margens da lagoa Pimenta, zona rural de Marliéria, apreendeu cinquenta e quatro joão bobo ou boinhas (linha nylon com anzol), materiais de pesca considerados de uso proibido para toda a categoria, que foram encaminhados para o núcleo do IEF do Parque Estadual do Rio Doce.
JOSÉ MARIA DOS SANTOS, 1º TEN PM
COMANDANTE DO 3º PELOTÃO MAMB/PERD