RECOLHIMENTO DE ARMA DE FOGO “TOCO” NO INTERIOR DO PARQUE ESTADUAL RIO DOCE
No dia 22 de maio de 2010, por volta de 10:40 horas, a equipe do 3º Pelotão/12ª Cia PM Independente Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Ambiental do Parque Estadual Rio Doce, comandada pelo Cabo Luiz Carlos e composta pelo Cabo Gerson, ao realizar Operação de Fauna na região da Lagoa Queiroga, periferia do Parque Estadual do Rio Doce, Marliéria/MG, encontraram durante o patrulhamento no aceiro da Unidade de Conservação, um local com vestígios de pessoas que entraram na mata.
Após percorrerem aproximadamente 500 metros no interior da Unidade de Conservação, os militares encontraram dentro de um saco plástico escondido atrás de uma árvore, uma arma de fogo conhecida por “TOCO”, arma de fabricação artesanal utilizada para abate de animais silvestres, com dois cartuchos Calibre 28 intactos.
Foi feito rastreamento no local contudo o autor não foi localizado, sendo a arma apreendida juntamente com os dois cartuchos e encaminhados ao Departamento de Polícia Militar em Timóteo.
Posse de droga
Na data de 26 de Maio de 2010, por volta das 19:35 horas, a Polícia Militar durante patrulhamento pela rodovia BR262, Ponte da Aldeia, se depararam com Fernando Araújo Moreira, 46 anos, vendedor, residente da rua Maximiano Dornelas Leite, 217, Bom Jardim e Adilson Elias Sathler de Souza, 23 anos, servente de pedreiro, residente da rua Primeiro de Maio, 121, Ponte da Aldeia. Os dois se encontravam no interior do veículo V W Gol preto, placa HGS-6169, Manhuaçu, momento em que foi pedido para que eles saíssem do veículo, após busca foi encontrado no interior do veículo, dentro do forro da porta do motorista, 1 tablete de maconha pesando 2,3 kg. Fernando e Adilson assumiram a posse da droga dizendo que era para consumo próprio. Os dois foram conduzidos para o Departamento da Polícia e o veículo liberado, por estar com os documentos em dia.
Polícia Militar realiza concurso para Guarda Mirim em Taparuba
De acordo com o comandante da Polícia Militar, o 1º Tenente, PM Fabrício
Pereira Silva, os militares do Destacamento de Taparuba, após meses de planejamento e com grande apoio do Prefeito Municipal, Luiz Bonifácio da Silva, realizaram mais uma etapa para a criação da Guarda Mirim no município. No ultimo domingo, 23 de Maio de 2010, na Escola Municipal José Horácio Sobrinho, com a colaboração dos professores da rede municipal de ensino, foram aplicadas provas para setenta e sete candidatos, dos cento e doze inscritos, com finalidade de preenchimento das 25 vagas disponíveis para a formação da primeira turma de Guarda Mirim da cidade de Taparuba, sendo vinte para o sexo masculino e cinco para o sexo feminino.
Na ocasião, aproveitando a grande concentração de adolescentes no local, o comandante do Destacamento da Polícia Militar, o 3º Sargento João de Souza e o futuro comandante da Guarda Mirim de Taparuba, Soldado PM Silvio Márcio Saloto, falaram sobre a importância da Guarda Mirim para a comunidade Taparubense, tendo em vista que esta iniciativa da Polícia Militar juntamente com o apoio da Prefeitura Municipal realizaram o sonho não só dos adolescentes mas também dos pais que estão vendo seus filhos trilharem para um caminho de novas oportunidades.
Com esta iniciativa, a Polícia Militar, que já mantém apoio da Loja Maçônica de Ipanema a Guarda Mirim no município, também tem o mesmo projeto na cidade de Conceição de Ipanema, onde é comandada pelo Cabo Kinaip. Para completar o projeto, com a criação da Guarda Mirim em Taparuba, resta apenas o município de Pocrane, que já está realizando planejamentos para a implantação do projeto naquela cidade.