Na data de 17/08/2013, a equipe de militares do 3º Pelotão de Polícia Ambiental ‘’Sargento Agenor de Almeida Costa’’, localizado no Parque Estadual do Rio Doce, composta pelo Sgt Barbosa, Cb Marcelo e Cb Nascimento, durante operação setorial de meio ambiente desenvolvida na zona rural do município de Dionísio, nas lagoas Malba e Aguapé, apreendeu três jequis e oito redes de emalhar que mediram 475m². Um homem responsável por um menor foi autuado administrativamente por portar material de pesca de uso proibido.
Já a equipe embarcada, composta pelo Sgt Dutra e Cb Iris, durante o patrulhamento pelo rio Doce, desde a ponte Valão em São José do Goiabal até ao ribeirão Mombaça, Dionísio, no entorno da Unidade de Conservação, encontrou em uma ilha às margens do rio, cinco redes de pesca que mediram 30m² e um chuveirinho (material construído de tela metal com vários anzóis múltiplos).
No dia 15/08, a equipe composta pelos militares Sgt Adail e Sd Lucio, fez a apreensão de um revolver calibre 32 com dez cartuchos intactos, sem o devido registro, no bairro Primavera em Timóteo, os quais foram encaminhados a DePol local.
Por fim, a equipe composta pelos militares Sgt Eustáquio e Cb Íris durante o patrulhamento na lagoa Central, interior da Unidade de Conservação, local proibido à pesca para todas as categorias, avistou dois pescadores que utilizavam uma embarcação a remo. Os autores evadiram mata adentro ao perceberem a presença da Policia, os quais abandonaram no local o barco juntamente com uma rede e quarenta boínhas ou joão bobo.
Todos os materiais de pesca de uso proibido bem como a embarcação foram apreendidos e encaminhados ao núcleo do IEF do Parque Estadual do Rio Doce.
José Maria dos Santos, 1º Ten PM
Comandante Do 3º Pelotão Mamb/Perd