Militares do 3º Pelotão de Policia Ambiental “Sargento Agenor de Almeida Costa”, sediado no Parque Estadual do Rio Doce, equipe composta pelo Sgt Dutra, Cb Ronaldo Luiz e Cb Izidoro, iniciou na manhã do dia 02/02/2012 com término no final da tarde do dia 03/02/2012 a operação de Meio Ambiente denominada “Aquática e Fauna”.
A incursão se deu com o intuito de prevenir e reprimir a pesca predatória, a caça e captura de animais da Fauna Silvestre Brasileira na região da Lagoa do Aníbal, interior da Unidade de Conservação.
Durante os trabalhos de vistorias na mata, em terra e na água, os militares depararam com um acampamento antigo, e no meio à vegetação visualizaram uma arma de fogo tipo “toco ou cotoco”, com dois cartuchos, preparada artesanalmente para o abate de animais da fauna silvestre que utilizam principalmente a parte baixa da mata para se locomoverem e se alimentarem. Ainda foram localizados um barco construído artesanalmente de ferro, três armadilhas para capturar animais do tipo jacaré, uma peneira e um samburá.
A equipe rastreou as imediações com o propósito de localizar e identificar os responsáveis pelos materiais, porém sem êxito.
A arma e os cartuchos foram apreendidos e encaminhados a DePol de Timóteo e os materiais de pesca foram encaminhados para o Instituto Estadual de Florestas (IEF) do Parque Estadual do Rio Doce.