Na data de 01/03/2012, a equipe de militares do 3º Pelotão de Polícia Ambiental ‘’Sargento Agenor de Almeida Costa’’, localizado no Parque Estadual Do Rio Doce, Sgt Barbosa, Cb Iris, Sd Wedson, e Sd Vieira, durante o patrulhamento pela zona rural do município de córrego Novo, próximo a região da lagoa dos Piabas, depararam com uma motocicleta Honda CG 150 Titan, de cor vermelha, cujo o condutor estava a transportar um volume na parte traseira do veiculo.
Devido a região apresentar índices de atividade de caca, foi realizada a abordagem ao veiculo, momento em que o condutor iniciou uma tentativa frustrada de fuga, sendo prontamente contido com o uso de algemas. Realizada as buscas nos pertences do autor, foram encontradas dez espigas de milho, as quais estavam amarradas por um arame, de forma típica de cevas para caça encontradas na região.
Em parlamentarão, o autor admitiu que o milho era para feitura de ceva para atrair animais da fauna silvestre, a fim de serem abatidos. Questionado sobre a arma de fogo que usaria na atividade de caça, este alegou que possuía duas armas de fogo, sendo que uma delas era registrada.
Diante do fato, deslocaram ate a residência do autor, onde foi entregue uma espingarda polveira que não possuía registro. Ao ser solicitado que este apresentasse a segunda arma para verificação, o autor disse que apenas se encontrava com o registro, e que a arma (espingarda calibre .32), tinha ficado na casa de seu sogro, porem, um de seus parentes, havia retirado a referida arma do local, sem a sua autorização, levando-a para local não sabido.
Em contato com o outro autor, foi constatado que este detinha a posse irregular também de uma arma de fogo, que no momento se encontrava em sua casa.
Diante das condutas acima descritas, foi dada voz de prisão em flagrante aos autores por posse ilegal de arma de fogo de uso permitido, sendo estes encaminhados, juntamente com as armas e materiais apreendidos a Delegacia de Policia de Caratinga onde foram autuados em flagrante.