O governador Romeu Zema presidiu, na quarta-feira (25/9), em Belo Horizonte, a solenidade de transmissão e assunção dos cargos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Na oportunidade, o Governo de Minas apresentou o novo comandante-geral da corporação, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, e o novo chefe do Estado-Maior, coronel Maurício José de Oliveira.
Os militares substituem o coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, que ocupava o comando-geral, e o coronel Marcelo Ramos de Oliveira, antes chefe do Estado-Maior. O novo comando assume essa instituição centenária, que nos últimos anos vem se consolidando como como uma das melhores polícias do Brasil pelos resultados apresentados.
O último dado divulgado é exemplo que comprova a eficiência do trabalho realizado pela corporação: a diminuição de 19,4% no número de roubos efetuados no estado em 2023, o menor número da atual série histórica de Minas, que passou a ser contabilizada em 2012.
O governador Romeu Zema elogiou o trabalho realizado pela PM em Minas e destacou o investimento que vem sendo feito pelo Estado na instituição.
“O meu compromisso de reforçar a Polícia Militar com 10 mil homens continua de pé. Na minha gestão, já fortalecemos a Polícia Militar com 4 mil viaturas novas, investimento superior a R$ 600 milhões. Estamos conduzindo a transição da comunicação analógica para a comunicação digital, o que torna a nossa operação muito mais simples e segura”, pontuou.
“A nossa Polícia Militar é uma das mais respeitadas do Brasil. Como governador é uma felicidade muito grande ter uma polícia que preza pela honra, pela disciplina, pela lealdade”, afirmou Romeu Zema.
Excelência
Ao assumir a responsabilidade de comandar a Polícia Militar mineira, o novo comandante-geral da instituição, coronel Carlos Frederico Otoni, se compromete a dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido na PMMG, que a consolidou como uma das melhores polícias do país.
“O desafio está em justamente manter a excelência do serviço, a Polícia Militar de Minas de fato é reconhecida pelo povo mineiro pela excelência, proteção, segurança que fornece. Nós somos reconhecidos como a melhor polícia do Brasil e assim eu quero mantê-la”, reforça.
Currículo novo comando PM
Antes de assumir o comando-geral da PMMG o coronel Carlos Frederico Otoni Garcia ocupava a chefia do Gabinete Militar do Governador (GMG) e atuava como coordenador estadual de Defesa Civil. Ele entrou para a PMMG em 1995 e se graduou no Curso de Formação de Oficiais em 1998. Com grande experiência operacional, comandou o Pelotão de Choque no 24º BPM e a 207ª Companhia Tático Móvel. Comandou também a 2ª Companhia do Batalhão da Rotam, o 5º Batalhão de Polícia Militar e o 16º BPM. No 41º BPM, atuou como subcomandante.
Como coronel, assumiu a 5ª Região da Polícia Militar (5º RPM), responsável pelo policiamento de 30 cidades do Triângulo e Alto Paranaíba. Coronel Frederico Otoni é bacharel em direito pela Faculdade de Direito de Varginha (Fadiva) e teve grande destaque na Academia da Polícia Militar, onde se especializou em Segurança Pública e Defesa Social.
Novo chefe do Estado-Maior da PMMG, coronel Maurício José de Oliveira ocupava o cargo de corregedor-chefe da PMMG. O militar se graduou no Curso de Formação de Oficiais em 1999. Ele é bacharel em Ciências Militares pela Academia de Polícia Militar, bacharel em direito pela Unifenas, especializado em Direito Público pelo Centro Universitário Newton Paiva, em Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP), e em Gestão Estratégica em Segurança Pública pela mesma instituição.
Agência Minas