Em meados de março de 2014 a Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, divulgou que havia 273,58 milhões de celulares ativos no Brasil. Esse bem de consumo caiu no gosto dos brasileiros que possuem até mais de um aparelho celular.
E por ser tão apreciado por praticamente todas as pessoas, de todas as idades e classes sociais, o telefone celular tornou-se alvo de ações criminosas. A facilidade em negociar este produto e de usá-lo, mesmo que seja produto de crime, atrai a atenção de infratores da Lei.
Por isso, o 11° Batalhão de Polícia Militar de Manhuaçu, dá uma dica simples, mas que pode desestimular a ação de infratores quanto ao furto e roubo de aparelhos celulares.
Em primeiro lugar: você já ouviu falar em IMEI? O IMEI é uma espécie de impressão digital do aparelho celular. Esta sigla significa Identificação Internacional de Equipamento Móvel. De forma simples, é o “RG do celular”.
Muitas pessoas não sabem o que é e nem para que serve, mas ele pode ser uma ferramenta útil para a redução do número de registros de furtos/roubos de celulares.
Como? Basta que você procure saber o IMEI do seu celular. Essa sequência numérica está na caixa do aparelho, ou imprenso no celular atrás da bateria e basta retirá-la para ver o número. Ou ainda digitando *#06# que o IMEI aparecerá na tela do seu celular.
A Polícia Militar recomenda que você anote este número e guarde-o em local seguro e caso você tenha seu aparelho subtraído faça um Boletim de Ocorrência. Em seguida entre em contato com a operadora informando sobre o fato ocorrido. Será pedido o envio de uma cópia do BO, por isso é imprescindível o registro da ocorrência. Assim que a operadora de telefonia tiver acesso ao Boletim de Ocorrência o aparelho será bloqueado para realização de ligações telefônicas e uso da internet.
Esse bloqueio faz com que o aparelho perca o seu valor, pois não terá mais a utilidade esperada. Se todas as vítimas que tiverem seus celulares tomados de furto ou roubo, fizerem o BO e entrarem em contato com a Operadora para bloqueio pelo IMEI os aparelhos celulares deixariam de ser visados pelos bandidos, pois ele perderia suas funções principais.
É uma medida simples, porém eficaz! Se você ainda não conhece o IMEI do seu aparelho celular, procure-o agora mesmo e guarde este número. Faça a sua parte e contribua para que o índice de criminalidade reduza, pois a PM está trabalhando para isto.