Defesa Social inaugura Núcleo de Assistência às Famílias dos presos

280
Secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, durante discurso

Os familiares dos detentos do sistema prisional mineiro ganharam, nesta quinta-feira (30), um núcleo de atendimento, serviços e informações, que funcionará na avenida Amazonas, 265, no Centro de Belo Horizonte. Denominado como Núcleo de Assistência às Famílias (NAF), o espaço foi inaugurado com a presença do secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada; do subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade Oliveira e de autoridades do Poder Judiciário e da Polícia Civil.

O NAF funcionará de segunda a sexta-feira, fornecendo gratuitamente e com agilidade serviços relacionados ao sistema prisional e informações gerais, garantindo mais conforto no atendimento aos parentes de presos. As atividades terão início no dia 4 de julho, sendo este o primeiro espaço criado com este objetivo específico em Minas Gerais.

No núcleo, os familiares poderão fazer o credenciamento e agendamentos para visita social e íntima a presos, solicitar o auxílio-reclusão e também o atestado carcerário, documento onde constam informações sobre a conduta do detento e que é exigido para o pedido de saída provisória ou progressão de regime.

Assistência

Em seu pronunciamento, o secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, classificou o Núcleo de Atendimento às Famílias como mais um importante investimento feito na humanização do atendimento aos familiares dos presos. “Trata-se de mais um grande passo para o avanço da qualidade do sistema prisional”, destacou.

A equipe do NAF é composta de uma diretora, uma psicóloga, uma assistente social, quatro atendentes, quatro estagiárias de Serviço Social e duas recepcionistas. O atendimento não se restringirá a assuntos relacionados diretamente à área prisional. A equipe está capacitada e treinada para prestar uma assistência integral à família dos detentos, incluindo a orientação e encaminhamento para postos de Unidade de Atendimento Integrado (UAI), de Saúde ou da Defensoria Pública.

De acordo com a diretora do NAF, Emanuelle Quintana, as atividades terão início com o atendimento aos parentes de detentos da Penitenciária Nelson Hungria, de Contagem. Posteriormente será estendido para a Penitenciária Feminina Estevão Pinto e Ceresp Centro-Sul, de BH, e às unidades de São Joaquim de Bicas. “Já temos a intenção de ampliar em breve o espaço de atendimento, pois nossa meta é atender todas as unidades prisionais da Região Metropolitana”, antecipa a diretora.

Melhorias

O Núcleo de Assistência às Famílias visa reduzir, gradativamente, o número de pessoas aglomeradas na porta de unidades prisionais, proporcionando mais conforto para esposas, maridos, filhos e demais parentes que buscam informações e acesso a diferentes serviços. Além do atendimento na própria sede do NAF, das 9h às 17h, será disponibilizado também um serviço de atendimento pelo e-mail [email protected].

A localização do NAF, que funcionará em um prédio próximo à Rodoviária e à Estação Central do Metrô, é outro fator benéfico para os parentes de detentos, pois há inúmeras linhas de ônibus que levam ao local. As senhas para atendimento serão distribuídas de acordo com critérios de prioridade e por tipo de solicitação

 

Agência Minas

4 COMENTÁRIOS

  1. A D.CARMA MARTINS ENVIOU DOCUMENTAÇÃO PARA AQUISIÇÃO DA CARTEIRINHA PARA VISITAR O DETENTO PAULO EDUARDO MARTINS NEVES, INFOPEN: 97.620: QUE SE ENCONTRA NA PENITENCIÁRIA DE NELSON HUNGRIA.ELA GOSTARIA DE SABER SE ESTA CARTEIRINHA JA FOI PARA A PENITENCIARIA PARA QUE ELA POSSA VISITÁ-LO.POR FAVOR NOS ENCAMINHE RESPOSTA PARA QUE ELA POSSA MARCAR A VIAGEM, QUE É LONGA. oBRIGADA.

  2. Gostaria de saber quais os documentos para estar renovando o meu cadastro que venceu , para poder visitar ,e o endereço que eu possa esta enviando , gostaria de saber também se os procedimentos sao os mesmo , pois na primeira vez que fiz o cadastro automaticamente o Naf envio para á Penitenciaria Nelson Hungria , o qual quando fui á visita ja estava na portaria .

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui