No final de tarde de domingo, dia 13/01/2013, a equipe de militares do 3º Pelotão de Polícia Ambiental ‘’Sargento Agenor de Almeida Costa’’, localizado no Parque Estadual do Rio Doce, composta pelo Sgt Barbosa, Sgt Cunha, Cb Giovaine, Sd Wedson e Sd Elvio, quando realizavam uma operação de combate a caça e captura de animais silvestres na zona rural do município de Pingo D’Água, foram acionados pela equipe de inteligência da 12ª Cia PM Ind Mat para apoiarem em uma incursão a uma reserva de mata ciliar próximo a Lagoa Nova, pois tinha informação que um caçador praticava o ato de caça predatória na região.
Durante a incursão, os militares localizaram um homem de 58 anos, residente no B. esperança, em Ipatinga, em um acampamento no meio da mata. Na parlamentação, o autor indicou os um local onde estava escondida 09 (nove) armas de fogo do tipo “toco ou cotoco” de calibres .28 e .32.
Em continuidade a parlamentação, o autor indicou outro ponto da mata onde havia um tubo plástico que continha 02 (duas) espingardas cartucheiras Calibre .28 e 01 (um) garruchão de fabricação artesanal Calibre .36 e varias munições.
O autor assumiu a posse de todas as armas de fogo “toco ou cotoco”; Já as espingardas encontradas no tubo de plástico, disse pertencerem a um senhor conhecido por “Geraldo” morador do bairro Caladinho em Coronel Fabriciano, não sabendo precisar seu endereço.
O autor foi preso em flagrante de delito por posse irregular de arma de fogo, artigo 12 da Lei 10.826 de 2003 e artigo 29 da Lei 9.605 de 1998 e encaminhado com todos os materiais encontrados a DePol de Caratinga onde foi autuado em flagrante delito.
Foram apreendidas 12 armas de fogo, 24 Cartuchos intactos Calibre .28, 13 Cartuchos intactos Cal. .32, 28 cartuchos de Calibres variados deflagrados, 02 lanternas, 01 redutor para calibre de arma, 06 frascos contendo pólvora, 02 frascos contendo espoletas, 05 frascos contendo chumbo e 01 facão.
JOSÉ MARIA DOS SANTOS, 1º TEN PM
COMANDANTE DO 3º PELOTÃO MAMB/PERD