Na data de 05/07/2015, durante o patrulhamento ambiental desenvolvido na zona rural do município de Caratinga, a equipe de militares do 3º Pelotão de Polícia Ambiental “Sargento Agenor de Almeida Costa”, sediado no Parque Estadual do Rio Doce, composta pelo Sgt Barbosa, Sd Robson, Sd Vieira e Sd Christian, após localizar uma ceva composta por milho em grãos e restos de frutas para atrair animais silvestres, fez um monitoramento e campana neste ponto de caça situado em uma reserva de mata ciliar.
Por volta das 18h00min, os militares perceberam o movimento de pessoas e iniciaram a aproximação, momento em que depararam com um homem, em cima de uma árvore, com uma arma de fogo tipo espingarda nas mãos.
No momento da abordagem, o caçador, residente no bairro Cidade Nova, em Santana do Paraíso, empreendeu fuga em meio à mata, o qual foi perseguido e preso, e apreendido com ele, uma espingarda polveira de fabricação artesanal. O autor foi conduzido à DePol de Caratinga, juntamente com a arma de fogo, onde foi autuado em flagrante pelo delegado de plantão.
No dia 06/07, outra equipe composta também pelo Sgt Barbosa, Sgt Arimateia, Sgt Giovaine e Sd Elvio, realizou uma nova diligencia e vistorias no local que ocorreu a prisão do caçador, onde encontraram mais três armas de fogo do tipo espingarda polveira, de fabricação artesanal, além de um frasco de chumbo, um frasco de pólvora, uma bolsa de cor preta com óculos de grau, um molho de chaves de motocicleta e uma chave de portão, escondidos em meio a vegetação.
As armas de fogo e os demais materiais foram apreendidos e encaminhados para a delegacia de Policia Civil competente.
Com informações do tenente José Maria do 3º pelotão – MAMB/PERD