Em data de 06/04/2012, militares do 3º Pelotão de Policia Ambiental “Sargento Agenor de Almeida Costa”, sediado no Parque Estadual do Rio Doce, equipe composta pelos militares 3º Sgt Dutra, Cb Ronaldo Luiz e Cb Izidoro, realizaram uma Operação de Meio Ambiente de incursão no interior da Mata, com o intuito de combater e prevenir a caça e captura de animais da Fauna Silvestre Brasileira.
Durante intensas vistorias na região do Bairro Macuco, os militares depararam com um tubo plástico de PVC que estava em meio às vegetações e ao abri-lo, encontraram uma arma de fogo “espingarda cartucheira” que estava desmontada e acondicionada em um saco de plástico juntamente com cartuchos já vazios.
Em continuidade ao patrulhamento ambiental, deslocaram até a Lagoa Central, interior da Unidade de Conservação, onde localizaram materiais de pesca de uso proibido “joão bobo”, conhecido como “boinha”.
A arma de fogo e os cartuchos foram apreendidos e encaminhados a DePol de Timóteo e os materiais de pesca encaminhados para o núcleo do IEF.
Em data anterior, a equipe de militares, Cb Iris, Sd Teixeira e Sd Elvio apreenderam, após vasculhar uma área pertencente a lagoa Bonita, zona rural de Bom Jesus do Galho, quatro redes de emalhar que totalizaram 34 metros quadrados que também foram apreendidas e encaminhadas ao núcleo do IEF do Parque Estadual do Rio Doce.