Em data de 08/04/2012, militares do 3º Pelotão de Policia Ambiental “Sargento Agenor de Almeida Costa”, sediado no Parque Estadual do Rio Doce, equipe composta pelos militares Cb Íris, Sd Teixeira e Sd Élvio, durante operação ambiental pela zona rural do município de Bom Jesus do Galho, deslocaram até a “represa do Diogo” onde encontraram vestígios de infratores que utilizam daquele local para praticar a caça e a pesca predatória.
Durante uma incursão e intensa vistoria pelo local, encontraram três redes de emalhar que totalizou 26 metros quadrados e ainda uma arma de fogo do tipo “toco ou cotoco” carregada com um cartucho calibre 28.
A arma de fogo juntamente com o cartucho foi apreendida e encaminhada a DePol de Pingo D’Água, e as redes encaminhadas para o núcleo do IEF do Parque Estadual do Rio Doce.
Na mesma data, a outra equipe, o Ten José Maria e Cb Marcio, durante o serviço de supervisão, realizaram a prisão de um cidadão por praticar ato de pesca em local proibido e a autuação de mais um cidadão por portar material de pesca em local proibido (Cachoeira do Ribeirão do Boi), zona rural de Bom Jesus do Galho, contrariando o artigo 34, da lei 9.605/98.
O cidadão preso e o material que caracterizou o crime ambiental bem como o pescado foram encaminhados a DePol de Pingo D’Agua e os demais materiais de pesca, foram encaminhados para o núcleo do IEF do Parque Estadual do Rio Doce.