No último sábado (19), militares do 3º Pelotão Mamb e do 5º Pelotão MAT promoveram um passeio ecológico no interior do Parque Estadual do Rio Doce (PERD), em Marliéria, envolvendo pais, alunos, professores e diretores das escolas públicas da região, que participaram de um concurso de redação alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com o tema: “A preservação ambiental e as atividades da Polícia Militar de Meio Ambiente: uma visão diagnóstica”.
O concurso direcionado aos discentes das escolas públicas e particulares teve por objetivo promover a educação ambiental de forma prática e direta, através de informação adquirida no dia a dia e por meios dos conteúdos ministrados pelos educadores, nos diversos níveis.
Em cada uma das quinze escolas participantes, que pertencem a área de atuação dos citados pelotões, foi escolhido um aluno da 7ª ou 8ª série do ensino fundamental, como vencedor do certame. As escolas participantes ficam nas cidades de Dionísio, Marliéria, Timóteo, Bom Jesus do Galho, Pingo Dágua, Córrego Novo, Raul Soares, Inhapim e São Domingos das Dores.
No dia do passeio, eles foram divididos em duas turmas. A primeira participou da caminhada ecológica pela Trilha do Pescador, que fica nas proximidades da área de camping do parque. O objetivo desta atividade era demonstrar a relação de cooperação existente entre a mata e a lagoa Dom Helvécio, onde a vegetação encontra-se em processo de regeneração, distinguindo-se a vegetação primária da secundária.
A segunda turma foi levada para um passeio de barco pela lagoa Dom Helvécio, que possuiu cerca de 6,7 km² e profundidade de até 39 metros, considerada uma oportunidade única de interação com a natureza local preservada.
O evento contou ainda com a presença de integrantes do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que repassaram informações importantes aos visitantes durante o passeio. Ao final, todos se reuniram no auditório Borum do Watu, no interior do PERD, quando foram entregues os respectivos certificados aos alunos vencedores.
No total, sessenta pessoas participaram das atividades, as quais elogiaram os trabalhos ali desenvolvidos e consideram aquele dia de suma importância, sendo um momento ímpar e inesquecível na vida de cada um deles.