Turquia pede rapidez no processo de transição no Egito

272

Da Agência Lusa
Brasília – O governo da Turquia pediu às Forças Armadas do Egito, que comandarão o processo de transição, que transfiram rapidamente o poder para um governo democrático eleito. O comunicado do governo turco afirma que o país sempre apoiou a formação de um governo democrático no Egito e também o direito a liberdade do povo. O documento pede ainda que o Conselho Supremo das Forças Armadas haja de maneira responsável e que passe o governo ao novo presidente por meio de eleições justas e livres.

No Líbano, o Hezbollah felicitou os egípcios, por meio de um comunicado, pela “vitória histórica” com a renúncia do ex-presidente Mubarak. A organização política e militar considerou que a unidade do povo egípcio marcou “o triunfo do sangue sobre a espada”.

A da Liga Árabe, um dos principais movimentos de oposição a Hosni Mubarak, considerou uma mudança histórica o renúncia do ex-presidente, que já estava há 30 anos no poder. O secretário-geral da entidade, o egípcio Amir Musa, ressaltou sobre a importância de se chegar a um “consenso nacional” após a saída de Mubarak.

Musa chamou de “revolução branca” as revoltas populares que provocaram a saída de Mubarak. Ele disse ainda esperar que num futuro próximo seja possível construir um consenso nacional.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui