Os chanceleres do Brasil e de mais 32 países que integram o Foro para a Cooperação entre a América Latina e a Ásia do Leste (Focalae) condenaram hoje (25) o ataque à Embaixada da Venezuela na Líbia, ocorrido ontem (24). Eles estão reunidos, em Buenos Aires, para estreitar a cooperação entre os membros do grupo.
Fazem parte do Focalae 18 países da América Latina e 15 do Leste da Ásia. Assim que tomaram conhecimento de que grupos armados atacaram e saquearam a representaão diplomática da Venezuela em Trípoli, os chanceleres emitiram um comunicado condenando veemente o que consideram ser “uma clara violação dos princípios de direito internacional e um desrespeito à soberania e à imunidade diplomática.”
O presidente da Venezuela, Hugo Chavez, tem criticado duramente o apoio militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) aos rebeldes líbios que lutam para que o presidente Muammar Khadafi deixe o poder. Ele disse que considera legitimo o atual governo e acusou a Otan de “destruir o país”.
Agência Brasil