O assunto mais importante nos próximos dois dias, durante a cúpula do G20, é “resolver a crise financeira na Europa”, disse hoje (3) o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, após se reunir com o presidente da França, Nicolas Sarkozy.
“Na maior parte da nossa conversa tratamos de como fortalecer a recuperação econômica global, criando empregos e estabilizando os mercados financeiros do mundo”, disse Obama durante uma coletiva de imprensa ao lado de Sarkozy, em Cannes, na França, onde ocorre hoje (3) e amanhã (4) a reunião do G20.
“O presidente Sarkozy demonstrou liderança extraordinária em suas decisões e eu concordo com ele que a União Europeia tem dado alguns passos importantes para alcançar uma solução abrangente.” De acordo com Obama, durante o G20, será necessário desenvolver os detalhes sobre como implementar uma solução para a crise financeira “de forma decisiva e completa”.
Obama disse que foi discutida a situação na Grécia e como os países podem trabalhar para ajudar a resolver a situação. “Os Estados Unidos vão continuar a cooperar com a União Europeia na solução desses desafios.”
Nicolas Sarkozy disse que “saúda o entendimento dos Estados Unidos sobre os temas” que serão abordados “nas próximas 48 horas, especialmente, sobre o aspecto da crise grega, as dificuldades do euro e a necessidade de solidariedade com os Estados Unidos”.
O presidente francês também disse que espera encontrar uma linha comum com Obama para contribuir para o mundo das finanças na resolução da crise atual. Sarkozy estava se referindo ao imposto sobre transações financeiras, defendido por grande parte da União Europeia, e ao que os Estados Unidos se opõe.
Agência Brasil