Autoridades indonésias informaram hoje (27) que subiu para 297 o total de mortos no país – 272 pelo tsunami e 25 em razão de um vulcão em erupção. O balanço anterior indicava 179 óbitos. Mais de 400 pessoas seguem desaparecidas.
De acordo com a agência portuguesa Lusa, helicópteros de resgate conseguiram chegar à região atingida pelas ondas gigantes nas Ilhas Mentawai, próximas à costa de Sumatra. Muitas áreas ainda estão submersas e diversos edifícios, em ruínas. O presidente da Indonésia, Bambang Yudhoyono, encurtou uma visita ao Vietnã para sobrevoar o local.
A Embaixada do Brasil em Jacarta, capital da Indonésia, informou hoje que o brasileiro Fábio Junqueira Karkow, de 46 anos, estava em uma das vilas atingidas por um tsunami na noite da última segunda-feira (25). Por telefone, ele informou a família e à embaixada que está bem e que não sofreu nenhum tipo de ferimento.
O arquipélago indonésio fica no Anel de Fogo do Pacífico, uma área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica.