Número de mortos no terremoto do Haiti pode passar de 100 mil

301
Forte tremor ocorreu por volta das 17h (horário local) de terça-feira (12)
Forte tremor ocorreu por volta das 17h (horário local) de terça-feira (12)

Informação foi dada pelo primeiro-ministro em entrevista à CNN. Tremor devastou a capital, Porto Príncipe, e matou 12 brasileiros.
O premiê do Haiti, Jean-Max Bellerive, disse nesta quarta-feira (13) à rede CNN que teme que o número de mortos pelo terremoto que atingiu o país na tarde de terça supere 100 mil pessoas. O número equivale a mais de 1% da população do país da América Central.

Exercito fala dos brasileiros mortos

O Comando do Exército confirmou a morte de 11 militares brasileiros no Haiti, vítimas do tremor de magnitude 7. O Brasil comanda uma missão de paz da Organização das Nações Unidas no país. Outra morte confirmada é a da fundadora da Pastoral da

Número de mortos pode chegar a centenas, conforme médico. Quantidade de vítimas ainda não foi calculado
Número de mortos pode chegar a centenas, conforme médico. Quantidade de vítimas ainda não foi calculado

Criança, a médica Zilda Arns.

Veja a lista dos nomes dos brasileiros mortos:

São 11 militares e a médica Zilda Arns.

– 1º Tenente BRUNO RIBEIRO MÁRIO;
– 2º Sargento DAVI RAMOS DE LIMA;
– 2º Sargento LEONARDO DE CASTRO CARVALHO;
– Cabo DOUGLAS PEDROTTI NECKEL;
– Cabo WASHINGTON LUIS DE SOUZA SERAPHIN
– Soldado TIAGO ANAYA DETIMERMANI; e
– Soldado ANTONIO JOSÉ ANACLETO, todos do 5º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lorena-SP.
– Cabo ARÍ DIRCEU FERNANDES JÚNIOR e
– Soldado KLEBER DA SILVA SANTOS; ambos do 2º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em SANTOS-SP.
– Subtenente RANIEL BATISTA DE CAMARGOS, do 37º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lins-SP.
– Coronel EMILIO CARLOS TORRES DOS SANTOS, do Gabinete do Comandante do Exército, sediado em Brasília-DF.
– Médica ZILDA ARNS

 O abalo devastou a capital, Porto Príncipe, e afetou a estrutura de telecomunicações no país. As informações sobre vítimas e danos ainda são desencontradas.

Bellerive disse que, apesar de a capital ter ficado devastada, com milhares de prédios destruídos, a população está se comportando “com calma”.

“As pessoas estão se ajudando umas às outras, tentando se organizar”, disse. Ele insistiu em que o país precisa de ajuda internacional para ajudar as vítimas e resgatar os cadáveres.

Ele disse que é necessário recuperar o aeroporto da capital, que precisa voltar a funcionar para receber cargas de ajuda humanitária e pessoal especializado.

Cenas de caos tomaram conta das ruas da capital, Porto Príncipe, com pessoas desesperadas caminhando entre os escombros da empobrecida cidade.

O palácio presidencial foi reduzido a ruínas, com suas cúpulas derrubadas sobre as paredes. Préval e sua mulher não estavam no prédio no momento do tremor.

Os governos do Brasil e de outros países se mobilizaram para enviar ajuda o mais rápido possível.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, já embarcou rumo ao Haiti para monitorar a situação. Ele está acompanhado do comandante da Marinha, Almirante Júlio Soares de Moura Neto, o Comandante do Exército, General Enzo Martins Pery, o secretário executivo da Secretaria Especial de Direitos Humano, Rogério Sotilli, o senador Flávio Arns (PSDB-PR), sobrinho de Zilda Arns, além de representantes do Ministério da Saúde, do Ministério das Relações Exteriores e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O Itamaraty já anunciou que será enviada uma ajuda humanitária de mais de US$ 10 milhões. Além do dinheiro, o governo brasileiro também disponbilizará até sexta-feira (15) 28 toneladas de alimento. Segundo o ministério da Agricultura, serão enviados ao Haiti açúcar, leite em pó, sardinha e fiambre. Os alimentos irão para o Haiti em dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). O primeiro, com 14 toneladas, deve partir ainda nesta quarta-feira (13).

O ministério das Relações Exteriores também decidiu reforçar a embaixada brasileira em Santo Domingo, na República Dominicana, país vizinho ao Haiti. Segundo o Itamaraty, há no país 1.310 brasileiros – destes, 1.266 são militares das forças de paz.

Fonte TV Globo e CBN

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui