O novo primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, apresentou hoje (2) sua equipe, formada por 17 ministros, e escolheu para a pasta das Finanças um parlamentar experiente. É Jun Azumi, de 49 anos, que terá a missão de estimular o crescimento da economia japonesa e reduzir a dívida do país.
Azumi é parlamentar e cumpre o quinto mandato eletivo. Antes, o cargo mais elevado que ocupou foi o de vice-ministro de Defesa. Outra área delicada que também terá novo coordenador é a de energia nuclear, com Goshi Hono.
Depois do terremoto e tsunami de 11 de março deste ano e o desastre da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão, o assunto se tornou prioritário para as autoridades. Até hoje, os japoneses sofrem consequências das explosões e dos vazamentos registrados na usina.
A cerimônia de apresentação e nomeação da nova equipe de governo foi conduzida pelo imperador Akihito, que simboliza a Constituição do Japão. Em cinco anos, o país trocou seis vezes de primeiro-ministro.
O primeiro-ministro que deixou o cargo, Naoto Kan, renunciou após sofrer pressão e críticas em relação à forma como administrou a crise causada pelo terremoto, o tsunami e os acidentes nucleares.
Agência Brasil