As informações foram divulgadas pela imprensa estatal. O anúncio foi feito após críticas de agência da ONU.
O governo do Irã aprovou planos para construir dez novas usinas de enriquecimento de urânio, segundo informações veiculadas neste domingo (29) pela imprensa estatal do país.
O governo solicitou que a agência nuclear iraniana comece a trabalhar em cinco locais para a instalação das usinas. Outros cinco locais serão escolhidos nos próximos dois meses.
O fato acontece dois dias depois que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) – o braço da ONU para assuntos nucleares – aprovou uma resolução criticando o Irã por não revelar a existência de uma usina de enriquecimento de urânio próximo à cidade de Qom.
O governo do Irã argumenta que seu programa tem fins pacíficos, não concordando com a opinião de alguns países do Ocidente.
Segundo o correspondente da BBC em Teerã, Jon Leyne, o anúncio deste domingo é um ato desafiador do governo iraniano e que deve atrair ainda mais polêmica para o assunto.
Segundo o Irã, as novas usinas teriam tamanho semelhante a que já existe em Natanz.
O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse a seu gabinete de governo que o Parlamento ordenou que o Irã produza mais 20 mil megawatts de energia nuclear até 2020.
Neste domingo, a imprensa iraniana noticiou que o parlamento do Irã pediu a Ahmadinejad que seu governo reduza sua cooperação com a agência nuclear da ONU.