Giorgia Meloni comandará a Itália após vitória eleitoral da direita

305

Ela se tornará a primeira mulher premiê da Itália

Giorgia Meloni  será a primeira mulher premiê da Itália no comando do governo mais à direita desde a Segunda Guerra Mundial, depois de liderar uma aliança conservadora que obteve vitória na eleição de ontem 25/09/2022.

Quase finalizado os resultados mostravam que o bloco de direita deve ter uma maioria sólida em ambas as casas do Parlamento, potencialmente dando à Itália uma rara chance de estabilidade política após anos de agitação e coalizões frágeis.

“Devemos lembrar que não estamos no ponto final, estamos no ponto de partida. É a partir de amanhã que devemos provar nosso valor”, disse Meloni, de 45 anos, aos apoiadores de seu partido nacionalista Irmãos da Itália.

Com resultados apurados em mais de 97% das urnas, os Irmãos da Itália lideravam com mais de 26%, contra apenas 4% na última eleição nacional em 2018, superando o partido Liga, de Matteo Salvini, como a força da direita.

A Liga tinha apenas cerca de 9% dos votos, abaixo dos mais de 17% obtidos há quatro anos. O outro grande partido conservador, o Força Itália, de Silvio Berlusconi, aparecia com cerca de 8%.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui