Por suspeita de irregularidades, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, decidiu desmontar toda a atual estrutura de segurança pública e policial no país. O objetivo é criar uma nova estrutura baseada, segundo as autoridades do país, em princípios éticos e morais humanísticos. Para a equipe de Chávez, a antiga estrutura estava viciada.
As informações são da estatal Agência Venezuelana de Notícias (AVN). As mudanças foram anunciadas ontem (16) em entrevista coletiva concedida pelo vice-presidente da República, Elías Jaua Milano
Milano disse que havia assumido a “tarefa” de remodelar a “velha estrutura” para garantir mais eficiência no combate à violência. Segundo Milano, a estrutura em vigência era viciada e ligada ao tráfico de drogas e à máfia.
“Estamos desmantelando uma estrutura policial viciosa, onde havia torturadores, ligados ao tráfico, à máfia. A ideia é criar uma nova polícia humanística e ética, que [já começou a nascer] no ano passado e este ano será implantada”, disse Milano, referindo-se Polícia Nacional Bolivariana (PNB).
Agencia Brasil