Alemães protestam contra carregamento de lixo nuclear oriundo da França

250

No Norte da Alemanha, na cidade de Metzingen, manifestantes protestaram ontem (24) contra carregamentos de lixo nuclear oriundos da França. Para contê-los, a polícia usou canhões de água. Houve confrontos quando os manifestantes dispararam fogos de artifício e tinta contra os policiais.

Os ativistas tentaram bloquear um cruzamento viário em Metzingen, perto do destino final do lixo nuclear. Há relatos de que as autoridades francesas interromperam o transporte do carregamento por 24 horas para evitar a continuidade dos protestos.

O trem com o carregamento radioativo é o último de 12 enviados pela França à Alemanha nos últimos anos. É o primeiro carregamento de lixo nuclear enviado à Alemanha desde que o país decidiu fechar todas as suas usinas nucleares até 2022. Até o ano passado, o governo alemão queria manter a vida útil das 17 usinas nucleares do país por mais de 20 anos. Mas os acidentes nucleares no Japão pressionaram para o recuo.

Em 11 de março deste ano, a Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão, sofreu danos causando explosões e vazamentos radioativos na região. O governo japonês determinou o esvaziamento da área de 30 quilômetros ao redor da usina. Nove cidades foram evacuadas e até hoje as autoridades e a sociedade do Japão buscam a reconstrução do país.

Agência Brasil

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui