XI Grande Cavalgada Country Street de Rubim é um sucesso

330

Utilizado pelos Tropeiros no passado, o ato de cavalgar auxiliava na travessia do gado de uma região para outra e no transporte de mercadorias. Resgatando os costumes daquela época e para divulgação da cultura existente na região Norte de Minas e no meio rural, aconteceu no último domingo (18), na cidade de Rubim, Vale do Jequitinhonha, a XI Grande Cavalgada Country Street. O evento faz parte do circuito de cavalgada indoor da região. Aproximadamente 5000 pessoas participaram da festa, alcançando o mesmo sucesso das anteriores. A Grande Cavalgada teve por objetivo conseguir recursos em benefícios da mesma, movimentar o comércio da cidade, resgatar as festas típicas regionais e promover a integração de toda a comunidade e das cidades vizinhas.

Segundo os organizadores da Grande Cavalgada Country Street de Rubim, este evento tornou-se beneficente, uma vez que, nos dez primeiros anos, as entidades Paróquia Nosso Senhor Bom Jesus, Hospital São Vicente de Paulo, Escola Estadual Cardeal Leme, Escola Estadual Walmir Almeida Costa e Asilo São Vicente de Paulo foram beneficiadas com recursos financeiros.

Além da Grande Cavalgada, o evento apresentou uma programação diversificada: comércio de animais, corridas de cavalos, bailes com bandas regionais e outras de expressões nacional, concurso garoto e garota Country Street com a participação da comunidade escolar, feira de artesanato, bebidas e comidas típicas da região.

Com o passar dos anos, o evento foi crescendo. Na primeira edição da cavalgada, 300 pessoas participaram do evento. Já no ano passado, esse número aumentou: aproximadamente 4.500 pessoas prestigiaram a festa. O evento expandiu através da participação de outras cidades de Minas Gerais e até de outros Estados, formando um elo de integração, motivação e inclusão.

Os organizadores do evento foram Alexandre Moreira, Milene Aranha, Roosevelt Ferraz, Adriane Silva, Rubens Lacerda Júnior, Renata Pimenta, Edson Barros, Ana Maria Brito, José Oldaque, lsneide Figueiredo, Gladston Nonato, Edna Saraiva, Vera Almeida e Doris Neia Menezes Ribeiro.

Rubim

Situada no Vale do Jequitinhonha, no Estado de Minas Gerais, Rubim fica aproximadamente a 780 Km de Belo Horizonte. Rodeada por uma cadeia de rochosas montanhas, tem como cartão postal a “Serra da Cangalha” coberta de Mata Atlântica e com nascentes de águas cristalinas.

O Boi de Janeiro, A Maria Manteiga, A Lobinha, juntamente com os rezeiros e as pastorinhas marcam o folclore da cidade. Como pontos turísticos, dentre outras, destacam-se A Serra da Cangalha, Paredões Rochosos, as Pedras do Elefante, do Salão, do Cachorro e a Formosa. No Esporte, os times de futebol de campo, futebol de salão, handebol, vôlei e peteca tem destaque na região. Ainda, o Encontro dos Motoqueiros com trilhas apropriadas e a Grande Cavalgada Country Street, que já chega a sua XI edição.

A economia é baseada na pecuária de leite e de corte, na agricultura com destaque para mandioca, cana-de-açúcar, milho, feijão, legumes e hortaliças. Nos finais de semana, na feira tradicional, concentram-se os produtores, mascates, verdureiros e outros. Os alimentos comercializados são: farinha, feijão, manteiga de litro, queijo, requeijão, hortaliças, frutas da região, linguiça, carne de porco e de boi.

Segundo os organizadores da Grande Cavalgada Country Street a “cidade é bastante hospitaleira: uns dizem até que ‘quem toma a água de Rubim, não quer mais ir embora’ e outros que ‘não trocam Rubim por Paris’.

Por Lidiane Dias – Assessoria de Comunicação

2 COMENTÁRIOS

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui