Roncamos quando dormimos porque os músculos do pescoço e da garganta relaxam, estreitando a passagem de ar e fazendo com que os tecidos da garganta vibrem:
O ronco pode ser causado por diversos fatores, como:
- Dormir de barriga para cima
- Consumir bebidas alcoólicas
- Tomar medicamentos, como relaxantes musculares, anti-histamínicos sedativos ou ansiolíticos
- Alterações anatômicas, como amígdalas grandes e céu da boca estreito
- Obesidade
- Tabagismo
- Gravidez
- Histórico de doenças alérgicas
O ronco discreto, suave e não frequente é considerado normal, principalmente quando está relacionado a uma crise alérgica ou à posição de dormir. No entanto, o ronco regular (todos os dias) pode indicar a presença de algum problema de saúde.
Porém, ele pode mascarar vários problemas de saúde, até mesmo, sérios. Por isso, é importante entender o que isso significa no nosso corpo. Na prática, o ronco só acontece enquanto dormimos, porque os músculos do pescoço ficam relaxados e diminuem o espaço de passagem do ar. Por isso, o ruído é provocado.
O ronco é um som produzido pela vibração dos tecidos da faringe provocada pelo estreitamento da musculatura das vias respiratórias.
As causas são diversas: há pessoas que roncam quando dormem de barriga para cima, após ingerir bebida alcoólica ou usar medicamentos, por exemplo.
Há também quem ronque porque tem alterações anatômicas, como amígdalas grandes e céu da boca estreito, ou por causa de fatores como obesidade, tabagismo, gravidez e histórico de doenças alérgicas.